quarta-feira, 1 de abril de 2009

Blogs se tornam febre na Internet

Atualmente, um blog é lançado a cada segundo e o número de diários online dobra a cada cinco meses. Dos blogs de todo o mundo, 41% estão em japonês, 28% em inglês e 14% em chinês.

Países com governos autoritários como China, Irã e Egito estão tendo problemas para lidar com o crescente número de blogs críticos. Estes espaços virtuais, que se multiplicam aceleradamente, divulgam notícias sobre incidentes que muitos regimes prefeririam deixar escondidos. Por isso, em muitos países, são os blogs que estão dando às pessoas o primeiro contato com a democracia.

Usuários dizem que os blogs são o passo inicial para que todas as pessoas tornem-se visíveis ao mundo. Calcula-se que os blogs atinjam a casa dos 50 milhões. É a liberdade de expressão potencializada ao máximo. É uma ferramenta capaz de dar voz a qualquer pessoa com acesso à Internet.

Contudo, apesar de toda a liberdade, deve-se tomar cuidado com o que é publicado nos blogs, principalmente em relação ao patrão ou trabalho. Muitos funcionários nos Estados Unidos e Grã-Bretanha perderam seus empregos devido a textos publicados em suas páginas pessoais.

História
O primeiro blog surgiu aproximadamente na metade dos anos 90. Eles surgiram inicialmente como diários pessoais, onde pessoas narravam o que acontecia em suas vidas, não havia ferramenta de publicação. Com o tempo surgiram ferramentas que permitiram ao internauta, sem nenhum conhecimento da linguagem HTML, de forma fácil e rápida construir seu próprio Blog.

O Primeiro Blog que se tem registro era de Tim Berners-Lee, com o nome de "What’s New?" ("O que há de novo?"). O segundo weblog era a página de Marc Andressen, também com o nome "What’s New?", no National Center for Supercomputing.

No Brasil, os primeiros registros foram de dois blogs o de Marcos Zamorin, www.zamorin.eti.br, usando o formato publicação blog, no ano de 2000. Os arquivos dos primeiros posts ainda estão disponíveis, e o da gaúcha Viviane Menezes, www.wiredkitsune.net/weblog, de acordo com a revista Play, que começou a postar em fevereiro de 1998, em formato HTML.

Nesta evolução os jornais se adaptam a nova realidade. Em agosto de 2007 o jornal O Globo Online, reformulou seu site estimulando a participação dos internautas através de chamadas como: “Envie foto, vídeo ou texto”, “Comente esta notícia”, “Deixe aqui seu comentário”.

Existem vários sites que disponibilizam a criação de blogs gratuitamente. Gostaria de criar um também?
Por Charlotte Gonçalves

Nenhum comentário: