quarta-feira, 1 de abril de 2009

Programa da UFPR visa à diminuição da evasão escolar

Pesquisas apontam que cerca de 30% a 40% dos alunos que ingressam nas universidades abandonam o curso antes da formatura. Preocupados com a evasão escolar a Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveu um programa com o intuito de diminuir as faltas na instituição. O programa ''Repensando a Escolha'', desenvolvido pela psicóloga Luciana Valore, da UFPR, oferece orientação profissional para aqueles que já optaram por uma carreira profissional, mas ainda tem dúvidas em relação ao curso escolhido.
O programa foi fundado em 2006 após pesquisas de Luciana que apontaram a maior causa da evasão dos alunos: a não identificação com o curso. Segundo a psicóloga da instituição e coordenadora do programa isso se deve a ausência ou má orientação profissional que os estudantes recebem antes de cursarem o ensino superior e também da falta de preparação das universidades ao receberem alunos do ensino médio.
O programa tem o objetivo de tirar a dúvida do estudante. As reuniões do programa são realizadas durante dois meses, em oito encontros semanais de duas horas cada.
De acordo com Luciana metade dos estudantes mudaram de curso após participarem do programa oferecido pela universidade.


Por Jéssica Lima

Fonte: Folha de Londrina

Nenhum comentário: