quarta-feira, 8 de abril de 2009

Lista de Schindler é encontrada em biblioteca australiana.


Um documento amarelado de 13 páginas foi encontrado neste último dia 06 (segunda-feira), em meio a anotações de pesquisa e recortes de jornais alemães, por um pesquisador na Biblioteca de Nova Gales do Sul, em Sydney na Austrália. Nela estão os nomes de 801 judeus que o empresário alemão Oskar Schindler ajudou a salvar dos campos de extermínio nazista .
A lista encontrada com a relação de trabalhadores judeus, redigida pelo próprio Schindler, revelou ser uma cópia feita em papel carbono da original, datilografada às pressas em 18 de abril de 1945, nos dias finais da 2a Guerra mundial. Ela foi encontrada no meio de seis caixas de papéis que pertenceram ao escritor australiano Thomas Keneally, autor do livro "A Lista de Schindler" de l982, que foi adaptado para o cinema por Steven Spielberg, no filme do mesmo título em 1993.


O FILME: A LISTA DE SCHINDLER - (1993)

Usando propinas e seu charme pessoal, Schindler convenceu as autoridades nazistas que seus operários eram vitais para o esforço de guerra e não deveriam ser enviados para os campos de extermínio. Ele usou todo o dinheiro que acumulara em sua carreira profissional para salvar a vida dos operários, contratando-os para trabalhar em sua fábrica de armas e munições.
No filme Spielberg conta um pedaço da história dos horrores vividos pelo povo judeu, quando Hitler pretendia criar uma "Nova Ordem" na Europa baseada nos princípios nazistas, que defendia a superioridade germânica e conseqüentemente a eliminação de algumas minorias étnicas e religiosas como os judeus e os ciganos e o desaparecimento dos deficientes físicos e homossexuais.
O filme foi um sucesso de bilheteria no mundo inteiro e rendeu a Steven Spielberg 7 Oscar da Academia Americana de cinema.

A segunda guerra mundial ocorrida de l939 a l945 foi considerada um dos períodos mais sangrentos de toda a história mundial, culminando na morte de 60 milhóes de pessoas.


TEXTO: MARIA CONCEICAO DE CARVALHO VICENTINI
FONTE: CBN

Nenhum comentário: