quinta-feira, 9 de abril de 2009

Páscoa


Uma época de espiritualidade

Para os idosos o período é tempo para repensar a vida
O que antecede a Páscoa é a quaresma. Período reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico se aproximando de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Para o assessor da coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Dr. João Batista lima Filho, médico geriátra, a quaresma é um tempo de reflexão principalmente para a terceira idade. “Mais do que qualquer idade, o idoso nessa época faz sacrifícios, jejuns do tipo não comer carne, por exemplo”. Conta o doutor.
Segundo ele isso acontece muitas vezes por que ele está vivendo a dimensão espiritual. “O ser humano tem quatro dimensões: física, psicológica, social, e a espiritual. A espiritual geralmente se inicia a partir de mais ou menos 35 anos”. Explica Dr. João Batista. “O idoso pensa como coração e faz seus pedidos utilizando o seu poder mais forte que é a oração para conquistar o ponto fraco de Deus”. Cita.
O senhor Antonio Panfiett, 85 anos, está internado a três nos Cuidados Permanentes na Casa de Saúde Dr. João Lima, e para ele a quaresma foi um período triste para Jesus e o sacrifício serve para lembrarmos este momento. “Eu sempre fiz da quaresma um período de penitencia e agora que tenho 85 anos eu dedico este período para repensar a minha vida”. Diz. “Muitas pessoas reclamam da vida e se esquece que o nosso Pai já passou por coisa pior, se entregou por nós e não reclamou”. Expõe.
Panfiett também aconselha o sacrifício. “Vale a pena repensar sobre a nossa caminhada, porque tudo tem conseqüência”. Conclui.

Fonte: Jornal A CIDADE REGIONAL
Daniani de Souza

Nenhum comentário: