segunda-feira, 27 de abril de 2009

NOVA OPÇÃO DE TRATAMENTO CONTRA A SINUSITE.


Sinuplastia com balão é indicada para pacientes com obstrução crônica dos seios paranasais.


Uma nova técnica cirúrgica, conhecida como a SINUPLASTIA está sendo usada em caráter experimental no Brasil desde março deste ano e promete alívio imediato para os incômodos e dolorosos sintomas da sinusite.
Criada e desenvolvida em 2006 pela clínica Mayo em Jacksonville, na Flórida (EUA), a técnica esta sendo realizada no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos em São Paulo e consiste na introdução pelo nariz, através de vídeo endoscopia,de um balão flexível conduzido por um fio guia até a entrada do seio da face. Após inserido, o balão é inflado e faz uma pressão que provoca microfratura nos ossos menores e, consequentemente alarga e desobstrui o canal. Um catéter drena a secreção acumulada no local que é retirada.
Ela provoca menos sangramento, menos traumatismo nos tecidos e menos dor no período pós-operatório que a cirurgia endoscópica. O procedimento comumente praticado é recomendado pelos médicos para dilatar as passagens do seio da face, quando o tratamento com remédios não surte os efeitos esperados.
A SINUPLASTIA é uma técnica inovadora e sua intervenção dura cerca de 20 minutos com o uso de anestesia geral. Apesar de relativamente simples e de representar mais uma alternativa, a nova técnica não representa a cura do problema, pois com o tempo, as cicatrizes resultantes da cirurgia podem bloquear novamente a abertura dos seios da face.

O QUE É SINUSITE :
A sinusite consiste na inflamação das mucosas dos seios da face, uma região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Cada pessoa tem quatro pares de seios faciais, que dão ressonância à voz, aquecem o ar inspirado e diminuem o peso do crânio, facilitando sua sustentação. A sinusite pode ser crônica ou aguda, decorrente de fatores relacionados a alterações anatômicas ou processos infecciosos ou alérgicos.

PRINCIPAIS CAUSAS DA SINUSITE :
Quando alterações anatômicas impedem a drenagem normal da secreção ou há inflamação da mucosa dos seios faciais, causada por uma infecção virótica ou bacteriana, a abertura do seio da face fica obstruída, instaurando o quadro de sinusite.

►SINTOMAS :
A doença pode provocar sensação de peso na face, corrimento nasal, dores de cabeça e obstrução nasal, com eventuais espirros e mal estar.
Texto: Maria Conceição de Carvalho Vicentini
Fonte : Globo

Nenhum comentário: