sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ensino Fundamental de nove anos será obrigatório em 2010

Dos 5.563 municípios brasileiros 868 ainda não implantaram o ensino fundamental de 9 anos. Esses municípios têm até dezembro para organizar as estruturas das escolas para atender as matrículas das crianças de seis anos. Municípios de 17 estados ainda não aderiram o sistema. O maior número de escolas que ainda não aderiu o novo modelo está concentrada em quatro estados, São Paulo 354 municípios, Bahia (141), Maranhão (89), Pará (92).
Para ajudar as escolas que ainda estão com dificuldades em implantar o novo sistema o Ministério da Educação (MEC), está promovendo reuniões desde agosto de 2008 com os gestores das escolas para tirar suas dúvidas, além disso foi preparado um roteiro informativo que é trabalhado em três aspectos: 40 perguntas e respostas com as dúvidas mais freqüentes, a legislação federal do ensino de 9 anos e textos sobre a organização pedagógica da escola para receber as crianças de 6 anos.
Segundo Edna Borges, coordenadora- geral do ensino fundamental da Secretaria Básica, o ingresso aos 6 anos colabora para a melhoria da aprendizagem das crianças e oferece mais tempo aos professores para construir o processo de alfabetização e letramento.
A coordenadora considerou positivo o desempenho da maioria das redes que já aderiram ao sistema. De 2006 ao início de 2009, sistemas de 9 estados e o Distrito Federal incluíram 100% de suas redes, conforme prevê a lei.
O MEC enviará até o início de 2010 as escolas, um material que orienta os professores das séries de alfabetização como trabalharem a linguagem e a escrita com alunos de 6 anos. O material foi produzido por especialistas em alfabetização de crianças do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.


Jéssica Lima De Moura
Fonte: Ministério da Educação
Foto: www.ingainformatica.com.br

Nenhum comentário: