quinta-feira, 16 de abril de 2009

Saxofone Alto, tenor

O saxofone ALTO, ou simplesmente sax alto, é um instrumento que integra a família dos saxofones desde sua origem, conforme o projeto de Adolpe Sax.
O saxofone alto é afinado em Eb (Mib mebol). Sua extensão abrange do Db2 ao A5 (extensão real), que grafada para o instrumento resulta em Bb2 ao F#5, visto que se trata de um instrumento transpositor. Há ainda raros modelos, como um utilizado por Omette Coleman, que possuem uma chave a mais na região grave, que permite estender o registro um semitom para baixo (chegando ao A2 no instrumento / C2 de fato). Assim como outros saxofones, seu som é originalmente produzido a partir de uma palheta de madeira, a qual é fixada na boquilha com a ajuda de uma braçadeira, que pode ser de aço ou de couro.

Na música erudita há diversas peças conhecidas para saxofone alto solo, com orquestra, quarteto e outros grupos instrumentais, como por exemplo o concerto para saxofone alto de Alexandre Glazunov. Este instrumento é também popular entre os músicos de jazz dos Estados Unidos. Um dos mais notáveis instrumentistas do saxofone alto foi Charlie Parker, que, junto a outros artistas do bebop, remodelou o jazz utilizando um novo tipo de fraseado, muito veloz, mas com sonoridade leve.

O saxonfone TENOR é um instrumento de sopro, de palheta simples, da família das madeiras. Apesar da construção do seu Corpus ser de metal com sistema de chaves, a origem do som reside numa palheta, (fina lãmina de madeira), daí enquadrar-se na família das madeiras.

Possui um registro entre o Lá bemol 1 e o Mi 4 e está afinado em Si bemol (o Dó representa no piano um Si bemol).
A sua origem remonta ao século XIX, o seu inventor o Belga Adolphe Sax(1814-1894). Foi um instrumento de difícil aceitação no contexto da música Clássica devido à sua sonoridade "pouco graciosa".
No Jazz por outro lado, tem sido um instrumento de grande protagonismo cuja linguagem tem vindo a ser ampliada por músicos tais como Dexter Gordon, John Coltrane e Chris Potter.

O saxofone é um instrumento fabricado em metal, geralmente latão, com uma mecânica semelhante à do clarinete e à da flauta. É composto basicamente por um tubo cônico com 26 orifícios que têm as aberturas controladas por 23 chaves vedadas com sapatilhas, geralmente de couro (nas versões mais modernas), e uma boquilha onde se acopla uma palheta, geralmente de bambu (instrumento de palheta simples).
por Rodolpho Júlio

Nenhum comentário: