quarta-feira, 8 de abril de 2009

saxsonfe o unico instrumento sem evolução


Saxofone, também conhecido simplesmente como sax, é um instrumento de sopro inventado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século XIX.

Você sabia? que este instrumento não passou por evoluções de outros mais antigo, o SAX foi inventado? È isso mesmo o invertor do saxonfone é o belga Antonie Joseph Sax, mas conhecido pela alcunha de Adolphe Sax, filho de um fabricante de instrumentos musicais, com os seus 25 anos começou a trabalha em projetos de novos instrumentos.
Tudo começou com Adolphe, ele pensou!!! se eu pegar uma boquilha semelhante á do clarinete a um oficlete, em bora seja feito de metal, o saxofone é da familia da madeira, porque seu som é produzido atraves da vibração de uma paleta de madeira que fica fixada á boquilha.
A boquilha é a peça que se encaixa na ponta do saxofone e na qual é fixada a palheta. O funcionamento semelhante ao de um apito, que gera as vibrações que irão percorrer o corpo do instrumento e as quais se tornarão o som típico do saxofone. As boquilhas podem ser fabricadas dos mais diversos materiais: massa plástica, metais, acrílico, madeira, vidro e até mesmo osso, contudo as de massa plásticas e de metais são as mais utilizadas.O formato das boquilhas também pode variar bastante, tanto externamente quanto internamente. Alterações nos formatos implicam em alterações significativas do som produzido, e devido a este fato, a escolha da boquilha é uma decisão muito pessoal para cada saxofonista. Não existe um padrão entre as fábricas. Grosso modo, duas medidas internas são definidas: a altura da abertura e a sua profundidade. Quanto maior for a abertura e menor a profundidade, mais estridente será o som produzido, já o contrário resulta num som abafado e pequeno.
A palheta é a responsável pela emissão do som pelo instrumento. Ao soprarmos a boquilha é gerada uma coluna de ar que faz vibrar a palheta, produzindo o som. A sua fabricação é de madeira, geralmente cana ou bambu, existindo porém palhetas sintéticas criadas pela engenharia moderna. Existem numerações para determinar o nível de dureza de uma palheta, mas esta numeração não é padronizada, varia de fabricante para fabricante. Quanto mais dura é a palheta, maior é o esforço para a emissão da nota, contudo menor é o esforço para manter o controle da afinação.
Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita não é a mesma nota que ouvimos (som real ou nota de efeito). Assim, para podermos ouvir uma nota equivalente ao dó de um piano é necessário escrever notas diferentes dependendo em qual tonalidade o saxofone é armado. A família dos saxofones mais utilizada atualmente é composta por: Soprano, armado em Si♭; Alto ou contralto, em Mi♭; Tenor, em Si♭;Barítono, em Mi♭.
Há porém outros modelos mais raros ou que foram caindo em desuso, por exemplo
Sopranino, em Fá ou Mi♭; Baixo, em Si♭;Contrabaixo, em Mi♭; Soprano, em Dó (não transpositor); Mezzo-soprano, em Fá; C "Melody", em Dó (transpositor à oitava); Baritono, em Mi♭; Sub-contrabaixo, em Si♭; Contrabaixo(Tubax), em Mi♭; Sub-contrabaixo (Tubax), em Si♭
por Rodolpho Júlio

Nenhum comentário: