domingo, 12 de abril de 2009

Água de 21% dos rios brasileiros é imprópria para uso



POLUIÇÁO E MÁ DISTRIBUIÇÁO PIORAM A QUALIDADE DAS ÁGUAS.

No encerramento do último mês de março, data em que foi comemorado o Dia Mundial da Água, a Agência Nacional de Águas (ANA), apresentou a primeira edição do “Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil”, depois de analisar a situação de todas as bacias hidrográficas do país.
Este primeiro relatório indica que, de um modo geral, a qualidade das águas no país é satisfatória, com 70% dela sendo considerada boa, 9% ótima, l4% regular e somente 7% péssima ou ruim. Porém estes mesmos dados revelam que 21% estão em situação crítica. A poluição e o mau uso dos recursos hídricos transformaram sua qualidade .
Apesar da imensa quantidade de água potável disponível no País, a distribuição é irregular e o excesso de uso de algumas bacias é muito preocupante.
Atualmente, apenas 47% da população do país tem esgoto coletado. Desses, 53% são jogados nos rios sem qualquer tratamento, contribuindo para a poluição. As zonas metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Vitória são as que estão hoje em situação mais preocupante,sendo monitoradas constantemente.


Texto: Maria Conceiçáo de Carvalho Vicentini
Fonte: ANA-Agência Nacional de Águas

Nenhum comentário: