quarta-feira, 8 de abril de 2009

“G20” Grupo das 20 maiores potências do mundo


Criado em 1999, o “Grupo dos 20” – G20 consiste nas 19 maiores potências do mundo junto com a União Européia. Esse grupo foi formado com o objetivo de buscar soluções para os problemas que atingem o mundo, como agora na crise. Eles se reuniram, no dia 02 deste mês, em Londres, Inglaterra, para discutirem sobre a atual crise financeira internacional.
Os países correspondem a 90% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. O grupo representa 75% do crescimento da economia mundial, segundo Guido Mantega, ministro da Fazenda do Brasil.
Neste encontro em Londres, o Presidente Barack Obama, pediu ao Grupo, que adote medidas necessárias e audaciosas, para a superação do problema.
Ao contrário de instituições internacionais como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, o G20 (assim como o G7, grupo dos sete países mais ricos do mundo), não possui uma equipe própria. Sua presidência é rotativa, sendo assumida anualmente por um país-membro diferente, que por sua vez é selecionado alternadamente entre as diferentes regiões do planeta.
Composição do G20: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia, que formam o G8, além dos emergentes Brasil, Argentina, México, China, Índia, Austrália, Indonésia, Arábia Saudita, África do Sul, Coréia do Sul e Turquia. O membro de número 20 é a União Européia, como um bloco econômico.


Por Bruna Karolinne

2 comentários:

ailtondiasmandioca@hotmail.com disse...

tudo é bom enguanto, eles não passarem por crises, que todo pais um dia acaba passando

Anônimo disse...

Extremamente importante as assembléias, ou assim chamados os encontros dos representantes do G-20. Apesar de a democracia estar plenamente estabelecida na quase maioria destes integrantes, aqueles integrados com suas políticas já podem usufruir da plenitude dos relacionamentos, sejam comerciais ou diplomáticos. Boa ventura aos determinados!!!
getrested@ig.com.br