domingo, 5 de abril de 2009

Brasil ocupa a 70ª posição do IDH


Mesmo sendo superado pela Venezuela, o Brasil mostra que esta tentando melhorar a qualidade de vida da sua população.

O Brasil é um país com diversos problemas sociais como fome, desemprego, falta de saneamento básico, e principalmente a educação, em que muitos acreditam ser a solução para o Brasil se tornar um país igual para todos.
Mesmo com como esses problemas, o Brasil recentemente foi incluso na listagem dos países que se preocupam com o bem-estar da sua população, o IDH que verifica as condições de vida de um determinado país.
O IDH é um indicador criado pela ONU, ele leva em conta a renda per capita, a educação e a expectativa de vida, mas não o analfabetismo funcional, a desigualdade na distribuição de renda, a criminalidade ou o saneamento básico. O IDH é calculado para três indicadores sociais: Índice de Renda (PIB per capita), Índice de Educação (taxa de alfabetização e matrículas no ensino fundamental) e Índice de Longevidade (expectativa de vida da população).
Quando surgiu na década de 90, o IDH contava com 35 países, atualmente são 75. O Brasil ocupa hoje a 70ª posição no ranking.
Mesmo ficando atrás de países da America do Sul como Argentina, Venezuela e Chile, o Brasil tem melhorado gradativamente, o fator mais relevante para a melhoria do país foi o avanço no índice relativo à taxa de alfabetização; PIB per capita e longevidade.Dentro do Brasil, a ONU observou que existem diferentes IDHs entre as regioes. Segundo pesquisas são 05 realidades diferentes.
O melhor IDH ficou com a região sul, em segundo lugar ficou a região intemediária composta pelos estados do Espiríto Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e ainda Minas Gerais e Amapá. O último lugar ficou com estados do Maranhão, Piauí, Alagoas, Sergipe e Paraíba.
Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil tem melhorado a condição de vida das pessoas de baixa renda e isso se deve a programas assistenciais como o Bolsa Família, comemora o presidente Lula com a posição no Brasil no IDH.
Por Viviane Alexandrino

Um comentário:

ailtondiasmandioca@hotmail.com disse...

somente com ações precisas é que iremos melhorar este quadro a responsabilidade não é somente do governo, todos temos nossa parcela para contribuir