segunda-feira, 13 de abril de 2009

Consumidores podem bloquear seu número para ligações de telemarketing


No ultimo dia sete o governador José Serra sancionou a Lei 13.226/08 que cria um cadastro para bloquear ligações do telemarketing. A concretização dos bloqueios é após 30 dias da realização do cadastro. Os usuários de telefonia fixa e celular de São Paulo poderão se cadastrar.
Segundo o Secretario Estadual de Justiça. Luiz Marrey, o consumidor esperava uma solução, pois muitos telefonemas são extremamente perturbadores e abusivos. Para se cadastrar o consumidor deve procurar o PROCON, informar seu RG, CPF e endereço. O PROCON garante que as empresas de telemarketing só terão acesso ao numero do telefone do cliente.
Muitas empresas estão alegando que o bloqueio ira provocar grande demissões na área de Call Center. De acordo com Raquel Oliveira sócia da empresa Comportamento e Atitude especializada na capacitação e profissionalização de pessoas na área de telemarketing, não se pode afirmar certamente que ocorrerá demissões e enfraquecimento na área. O que Raquel acredita é que as empresas consequentemente deverão melhorar o nível de atendimento a exemplo de outros países como os EUA, que já tem o serviço de bloqueio para telemarketing e nem por isso quando foi aprovado houve demissões no setor.
As empresas que desobedecerem estarão sujeitas a multas de R$ 212,00 até R$ 3,1 milhões, e fica a cargo delas se informarem através do PROCON os números que estão bloqueando o serviço. As empresas e entidades filantrópicas que utilizam ligações para angariar fundos não serão incluídas na nova lei.


Por Hellen Pereira

Foto Sydney Hinterhoff

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