quarta-feira, 29 de abril de 2009

Filme “Cidadão Kane” é mais que um clássico do cinema





Ficha Técnica:
Título Original: Citizen Kane
Gênero: Drama Tempo de Duração: 119 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1941
Estúdio: Mercury Prod/ RKO Radio Pic.I.
Distribuição: RKO Radio Pictures Inc.
Direção: Orson Welles
Roteiro: Herman J. Mankiewicz e Orson Welles
Produção: Orson Welles
Música: Bernard Herrmann
Elenco:
Orson Wells (Charles Foster Kane)
Joseph Cotten ( Jedediah Leland)
Doroth Comingore (Susan Alexander)
Agnes Moorehead ( Srta Mary Kane)

O filme Cidadão Kane certamente é mais que um clássico do Cinema, é um tema mais que atual, nas discussões sobre ética nos meios de comunicações e na própria vida e ainda, o precursor em inovação técnica na execução de um filme.
São imensas as particularidades sobre esse filme : O filme foi feito em 1941 tendo Orson Wells, 25 anos, como diretor, produtor, roteirista, além de ser o protagonista do filme. Neste ano,Wells estava colhendo os frutos da fama adquirida no rádio, quando em 1939, baseado no livro “A Guerra dos Mundos” de H. G. Wells, transmitiu pelo rádio uma invasão de marcianos nos E.U.A. . O show de rádio funcionou tão bem, que criou realmente a ilusão de uma verdadeira invasão, deixando os ouvintes em pânico.
Despontando como um revolucionário, ele teve carta branca para dirigir o filme. O filme é sobre a ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, rendendo por esse motivo uma série de dificuldades na produção e distribuição do filme.
Orson Wells neste filme faz uso de flashbacks, sombras, tem longas seqüências sem cortes, mostra tomadas de baixo para cima, distorce imagens para aumentar a carga dramática; a iluminação é pouco convencional, o foco transita do primeiro plano para o background, os diálogos são sobrepostos e os closes usados com contenção.Totalmente revolucionário para a época.
Curiosidades:

- Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro, além de ter sido indicado em outras 8 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Orson Welles), Melhor Direção de Arte em Preto e Branco, Melhor Fotografia em Preto e Branco, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora em Drama.

- Em votação realizada em 1998 pelo American Film Institute, Cidadão Kane foi escohido o melhor filme de todos os tempos.

- Uma outra curiosidade, que não tira o mérito do filme, é que o filme é baseado na procura do significado da palavra “rosebud”, que foi a última palavra dita pelo magnata em seu leito de morte. O curioso é que se voltarmos, ao início do filme, na cena em que ele pronuncia essas palavras, ele está sozinho no quarto, então como pode alguém ter ouvido essas últimas palavras, para justificar a busca do seu significado.

Márcia Panfieti
Fonte e imagens : Cineweb

Nenhum comentário: