quinta-feira, 16 de abril de 2009

Crise internacional afeta popularidade do Presidente Lula


É comum a popularidade do governo ou do governante cair em tempos difíceis e não é diferente com o Presidente Lula. Com o aumento da taxa de desemprego, as dificuldades enfrentadas pelos empresários e a tão temida crise mundial, tanto a aprovação do governo, como a popularidade do presidente caíram, após atingirem níveis recordes em dezembro de 2008.


Pesquisa realizada pela CNT/Sensus divulgada no ultimo dia 30, mostra que a crise financeira internacional afetou a popularidade do nosso presidente. Em fevereiro Lula tinha batido recorde de apoio com 84%, número que caiu para 76,2% e a avaliação positiva do governo era de 72,5%, agora é de 62,4%. Queda significativa em relação à avaliação do final de janeiro.


Desde outubro de 2007 que avaliação do presidente Lula mantém uma trajetória de alta na aprovação. Com os números dessa pesquisa a trajetória é interrompida. Segundo o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, a queda está relacionada aos efeitos da crise financeira internacional.


A pesquisa mostra também que o número de pessoas que desaprovam o presidente Lula subiu de 12,2% para 19,9%. Outros 4%, não responderam a pergunta. Sobre o governo 29,1% o consideram apenas regular e 7,6% disseram que a gestão petista é ruim ou péssima.


Foram ouvidas 2.000 pessoas entre 23 e 27 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais. Foram ouvidas pessoas de 24 estados e 136 municípios.


A pesquisa realizada pela CNT/Sensus é a terceira divulgada nas últimas semanas (Datafolha e CNI/Ibope) que aponta uma queda na aprovação do presidente Lula. Todas as pesquisas citam o impacto da crise econômica como motivo.


Charlotte Gonçalves

Foto: mir12.com


Nenhum comentário: