domingo, 5 de abril de 2009
APROVADA A OBRIGATORIEDADE DO AIRBAG NOS VEÍCULOS LEVES
MONTADORAS ACREDITAM QUE O EQUIPAMENTO NÁO IRÁ ONERAR O CUSTO FINAL DO VEÍCULO
O presidente Lula sancionou no último dia 19 de março, a lei que torna obrigatório o uso do airbag frontal em todos os veículos leves, nacionais e importados produzidos no Brasil. O equipamento de segurança deverá ser instalado na parte dianteira do veículo, protegendo dessa forma nos casos de colisão o condutor e o passageiro do banco da frente.
A nova exigência irá incorporar e será regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CONTRAN), que irá divulgar o cronograma de implantação e deverá ser de forma progressiva .Mas já se sabe que a partir do ano de 2014, airbag será item de série obrigatório em todos os veículos fabricados no Brasil, náo sendo somente aplicada aos automóveis destinados à exportação.O CONTRAN atualmente considera como obrigatório o cinto de segurança,o encosto de cabeça e um dispositivo destinado ao controle de emissão de gases poluentes e de ruído..
Equipar um carro popular brasileiro com um airbag representa em média um acréscimo de R$ 2.000 ao valor final do veículo. Mas com o uso massivo do acessório no futuro, o preço deverá cair significativamente.
AIRBAGS: O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM:
Os airbags complementam a função dos cintos de segurança, agindo conjunta e simultaneamente com o objetivo de reter o movimento para a frente dos ocupantes dos assentos dianteiros - airbag frontal, ou para os lados - airbag lateral, em fortes colisões.
Benefícios
Entre seus benefícios está a proteção contra sérias lesões e ferimentos que podem ser fatais. Devido à sua ação de retenção, os airbags são responsáveis pela redução de fraturas na face, do risco de lesões na medula, costelas e órgãos internos.
Riscos
Além dos riscos provocados pela não observância dos cuidados necessários, existem aqueles decorrentes de seu próprio funcionamento.
• O acionamento das bolsas pode provocar ferimentos na face e no pescoço, com riscos de queimaduras e lesões oculares.
• Existem manobras que oferecem perigo, como o braço cruzado à frente do volante que pode ser projetado contra a face do condutor no momento de acionamento do airbag.
CUIDADOS NECESSÁRIOS :
O consumidor que adquiriu um automóvel equipado com airbag deve ter alguns cuidados, não apenas para garantir maior eficiência do equipamento em caso de acidente, mas por uma questão de segurança.
• saiba que o airbag é um dispositivo suplementar, ou seja, não substitui a proteção oferecida pelos cintos de segurança, que sempre devem ser usados. Criado para funcionar conjuntamente, o acionamento do airbag poderá ocasionar graves ferimentos se os cintos não forem utilizados.
• dirija mantendo sempre as mãos na parte externa do volante. Caso o airbag seja acionado, não encontrará obstáculos à sua abertura que possam causar ferimentos ao motorista;
• não mantenha objetos entre o airbag e o motorista ou passageiros;
• não viaje com objetos no colo, mãos, boca, que possam causar ferimentos, caso venham a chocar-se contra o airbag;
• não permita que os passageiros apoiem mãos ou pés no painel;
• não cole ou aplique nenhum material sobre a cobertura do airbag do volante, painel ou bancos (side bag);
• não dirija em posição muito próxima ao volante. Confira no manual do veículo a posição e a distância mais
adequadas para evitar a trajetória de insuflamento das bolsas;
• volante, painel ou banco devem ser desmontados exclusivamente em oficinas credenciadas do fabricante ou importador;
• observe cuidadosamente os critérios do fabricante ou importador quanto à instalação de acessórios e equipamentos elétricos.
• não se esqueça de que crianças devem ser transportadas nos bancos traseiros, em cadeirinhas/assentos apropriados.
DICA:
Os airbags são projetados para funcionar uma única vez, ou seja, se forem acionados, o quipamento deverá ser substituído, implicando, muitas vezes, na troca de vários itens do automóvel.
TEXTO: MARIA CONCEIÇÁO DE CARVALHO VICENTINI
FONTE: PROCON- SP.
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Um comentário:
tem que ver se realmente vai funcionar direito, porque na quantidade a qualidade com certeza sera ruim
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