terça-feira, 7 de abril de 2009

Eliane Tranchesi pode ser beneficiada com prisão domiciliar


Eliane Tranchesi foi presa nesta quinta-feira, pela Policia Federal, com outras duas pessoas acusadas de crimes financeiros: Antonio Carlos Piva de Albuquerque, irmão de Eliana e ex-diretor financeiro da butique, e Celso de Lima, da importadora Multimport. As prisões foram realizadas em cumprimento de sentença judicial condenatória da 2ª Vara da Justiça Federal, em Guarulhos (Grande SP).
Os procuradores Matheus Baraldi Magnani e Luciana Sperb Duarte, pedem a condenação de outros cinco donos de quatro empresas importadoras envolvidas no esquema, Celso de Lima (Multimport), André Beukers (Kinsberg), Roberto Fakhouri Junior e Rodrigo Nardy Figueiredo (Todos os Santos) e Christian Polo (By Brasil).
Tranchesi - diz; "Não represento perigo para a sociedade", A empresária está detida na penitenciária feminina do Carandiru, na zona norte da capital paulista. Na prisão ela está enfrentando problemas de como câncer, neste ultimo sábado fez, mas uma sessão de quimioterapia.
Após a conclusão das investigações da operação Narciso, deflagrada em 2005. O Ministério Público Federal pediu a condenação do grupo em abril do ano passado por sonegação fiscal (descaminho), formação de quadrilha e falsificação de documentos, a defesa da empresaria deve entrar com um pedido de habeas corpus.
Somando todos os mandatos de prisão são sete expeditos, somente três concluídos, e outros dois em andamento, sendo que outros dois estão considerados foragidos. Policia Federal e o Ministério Público Federal não informaram, por enquanto, a pena determinada pela Justiça. Estão sendo investigados por um esquema bilionário de importações fraudulentas criado pela loja para burlar o fisco.

O Ministério Público pede que os réus sejam condenados pelos mesmos crimes da denúncia: formação de quadrilha, descaminho (fraude em importações) por nove vezes, sendo seis concluídos e três tentativas descoberta e falsidade ideológica (nove vezes). Os procuradores pedem uma pena "severa e eficaz", que leve em consideração a sonegação de aproximadamente R$ 1 bilhão gerada pelo esquema, segundo ações fiscais dos fiscos federal e estadual nas empresas e nas pessoas físicas envolvidas. Caso sejam condenados, os acusados podem pegar 21 anos de prisão.
A fraude funcionava desta forma, No esquema, a Daslu seria a responsável pela negociação, compra escolha e pagamento de mercadorias no exterior e, após tais atos, entravam em cena as importadoras ("tradings"), que eram responsáveis pela falsificação de documentos e faturas destinados a permitir o subfaturamento do valor das mercadorias. A maior butique de luxo do país é acusada de importação irregular. Foi desta maneira que a empresa teria construído um esquema para subfaturar importações com o objetivo de sonegar impostos.A advogada diz que a saúde de Eliana é delicado, o que “torna toda a situação ainda mais dramática e com requinte de crueldade”, “o seu medico afirma que não deve permanecer em prisão comum, sendo mais seguro a prisão domiciliar com os cuidados médicos apropriados", sua advogada afirma que o direito de Elena será em liberdade, independente de sua saúde.

por Rodolpho Júlio

Nenhum comentário: