terça-feira, 31 de março de 2009

Verdade ou Mentira: Como surgiu o Dia da Mentira?


Há quem diga que uma das explicações para o 1º de Abril, dia conhecido como Dia da Mentira ou Dia dos Bobos, tenha surgido na França. No começo do século XVI, quando começava a primavera, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março. As festas duravam uma semana e terminavam dia 1º de Abril.
Em 1564, o rei da França, Carlos IX, determinou que o Ano Novo seria em 1º de Janeiro. Alguns franceses não aceitaram essa nova data adotada pelo Rei, então, resolveram ridicularizá-lo enviando-lhes presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em alguns países da América do Norte, o Dia da Mentira é conhecido como “April Fool’s Day” ou Dia dos Tolos, na Itália é “pesce d’aprile” e na França “poisson d’avril”.
No Brasil, dizem que o 1º de Abril teria começado em Pernambuco, onde contaram uma história chamada “A Mentira”, em 1848. A notícia falava que Dom Pedro havia falecido, mas foi desmentida no dia seguinte. A mentira foi contada pela última vez em 14 de setembro de 1849.

Ninguém sabe se essa história é verdadeira ou não. Se eu te contar a verdade você não vai acreditar... =)


Você já caiu nessas “mentirinhas”?
- Obrigado pelo presente, era exatamente o que eu estava precisando!
- Somos apenas bons amigos.
- Estou sem troco, leve uma balinha.
- Eu estava passando por aqui e resolvi subir.
- Puxa, como você emagreceu!
- Essa roupa é a sua cara!
- Não vou contar pra ninguém!
- Eu não pude evitar.

Como descobrir que alguém está mentindo?

Gesto 1 - Cobrir a boca ao falar
É um gesto em que o cérebro tenta inconscientemente “abafar” as palavras que estão sendo ditas. Este gesto pode ser feito apenas usando os dedos para cobrir parcialmente ou totalmente a boca ou usando a mão fechada sobre a boca, às vezes até simulando tosse.

Gesto 2 - Tocar ou coçar o nariz
Acontece porque quando uma pessoa mente intencionalmente, há um aumento da pressão arterial e constrição dos vasos sanguíneos do nariz, o que causa uma leve sensação de dormência ou coceira no nariz.

Gesto 3 - Esfregar os olhos e desviar o olhar
É um gesto em que o cérebro tenta inconscientemente evitar que o mentiroso passe credibilidade mantendo o contato visual enquanto mente.

Gesto 4 - Coçar o pescoço
As pessoas quando estão mentindo geralmente coçam o pescoço entre a nuca e a parte logo abaixo da orelha. Este gesto inconsciente mostra que a pessoa está duvidosa e se encontra insegura sobre o que está falando.

Gesto 5 - Colocar o dedo na boca ou roer as unhas
Este gesto demonstra que a pessoa que está mentindo se sente sobre pressão. Inconscientemente o cérebro tenta fazer com que a pessoa se reafirme internamente.

Por Alessandra Andrade

Nenhum comentário: