segunda-feira, 6 de abril de 2009

Tabagismo: problema de saúde pública global


O tabagismo é a maior causa de morte evitável do mundo, porém, o hábito de fumar cresce e torna-se cada vez mais freqüente entre todas as pessoas, principalmente entre adolescentes, que são os maiores consumidores da droga. Muitos começam a fumar por prazer, necessidade de auto-afirmação, o encorajamento proporcionado pela propaganda ou pressão de amigos, depois não conseguem conter o vício e precisam alimentá-lo.

O cigarro apresenta muitas substâncias prejudiciais, dentre elas, monóxido de carbono, amônia, benzeno, nitrosaminas e a nicotina, que causam dependência, distúrbios no metabolismo e inibem o apetite.

O maior problema, é que não são apenas os usuários de cigarros que sofrem com as conseqüências. Sofrem da mesma maneira os fumantes passivos, que são aqueles que não fumam, mas, convivem em ambientes fechados com fumantes. O ar poluído contém três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.

Pesquisas comprovam que, mais de 5 milhões pessoas morrem anualmente em razão desse vício, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. No Brasil as mortes passam de 200 mil anuais.

São inúmeras as doenças e problemas que o fumo pode provocar, por exemplo, muitos tipos de câncer, como o de pulmão, de rim, de laringe, de bexiga, de cabeça e pescoço, de esôfago, de pâncreas e de estômago. Além disso, é comprovado que o hábito de fumar pode provocar um maior risco de leucemia, câncer de cólon ou reto, de fígado, problemas congênitos em filhos de mulheres que não deixaram de fumar durante a gestação, impotência, entre muitas outras.



texto: KAKAL RAGAZZI

2 comentários:

ailtondiasmandioca@hotmail.com disse...

infelizmente é mais facil uma fuga (cigarro) do que resolver certos problemas, este vicío permitido, é o que causa maior problema a saude

Anônimo disse...

não tenhu nada contra o cigarro....