terça-feira, 7 de abril de 2009

COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA É DIFERENTE EM VÁRIOS PAÍSES


Afinal, o que é a Páscoa. A Páscoa é uma das datas mais importantes nas culturas ocidentais. A palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach, cujo significado é Passagem. Sua origem religiosa vem do latim Pascae. A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Para os cristãos, celebrar a Páscoa hoje é jamais perder a esperança e promover a dignidade da vida, é não viver de uma forma egoísta, na posse ciumenta de si mesmo, nem inebriado no erotismo, nem procurar nas drogas o sentido da vida. Celebrar a Páscoa hoje é o renascimento da nossa fé é manter a fidelidade a Deus que sempre atuou e atua em nosso favor.
A Páscoa Judaica é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade . Um ritual de “passagem”, assim como o de Cristo da vida para a morte.
Símbolos da Páscoa:
Ovo de Páscoa – ligado à vida, simboliza o nascimento
O Coelhinho – Devido a capacidade de gerar grandes ninhadas significa o nascimento de novos discípulos.
A Cruz – significa Sofrimento e Ressurreição
O Cordeiro - significa Cristo que se sacrificou em favor de seu rebanho
O Pão e O vinho – Na ceia do Senhor representa o corpo e o sangue de Cristo para celebração da vida eterna
O Círio – é a grande vela que significa Cristo, a luz dos Povos
A Páscoa no Mundo
Na China é o “ Ching-Ming” onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas de alimentos e doces . Na Europa a celebração é feita com decoração de ovos cozidos e brincadeiras com os ovos de Páscoa. Na Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia a decoração dos ovos é uma tradição forte. Nos Estados Unidos é feita brincadeiras com as crianças a procura dos ovos de chocolate e no Brasil e América Latina é feita presenteando crianças, familiares e amigos com Ovos de Chocolate.
Feliz Páscoa a todos!!!

Márcia Panfieti
Fonte : Suapesquisa, Arte e educação.

Nenhum comentário: