quarta-feira, 29 de abril de 2009

1º DE MAIO É DIA DO TRABALHO



Na sexta-feira,dia 1º de Maio, no Brasil e em vários países é comemorado o Dia do Trabalho. O Dia do Trabalho é especialmente importante , porque lembramos o esforço humano para modificar a natureza e explorá-la, conscientemente, para o progresso da Humanidade.
Somos seres sociais e dependemos do trabalho uns dos outros.
No Brasil, a partir da Revolução de 1930, a regulamentação do trabalho, começou a ser feita por instrumentos constitucionais , e criaram-se instituições para a proteção dos direitos do trabalhador, inclusive da mulher e do menor, como o Ministério do Trabalho e a Justiça do Trabalho.
No Brasil, como ocorreu em outros países, no Século XX, o Mercado de Trabalho passou por uma reformulação, buscando cada vez mais mão-de-obra qualificada e o desemprego vem sendo agravado, pela atual situação da economia brasileira e mundial.
As principais características do Mercado de Trabalho no Brasil é que a grande parte da força de trabalho recebe salários baixíssimos e a informalidade é uma tendência marcante, além da disparidade entre o extremo mais alto, que possui uma renda média 85 vezes maior que os trabalhadores mais pobres.
Apesar da Legislação Trabalhista Brasileira, proibir o trabalho de crianças, com menos de 16 anos, o Brasil possui ainda altos índices de trabalho infantil, mesmo com o investimento do Governo em Programas Sociais como bolsa-escola e bolsa-família e ainda há problemas como situações de trabalho escravo em determinadas regiões do país.
Infelizmente, nem todos poderão comemorar o Dia do Trabalho, com o mínimo de dignidade, que seria estar empregado, para poder suprir o alimento, a educação e o conforto que todo o cidadão e família brasileira tem por direito.

Márcia Panfieti

Nenhum comentário: