domingo, 26 de abril de 2009

Começa a campanha de vacinação de idosos contra a gripe

Começou neste sábado (25), em todo o país, a 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que pretende atingir 80% da população com 60 anos ou mais. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da ação é reduzir óbitos e internações causadas pelo vírus Influenza, causador da gripe. Além dos idosos, a população indígena também será vacinada.A vacina é gratuita e estará disponível em cerca de 65 mil postos de vacinação em todo o país até o dia 8 de maio. Segundo o ministério, foram investidos R$ 162 milhões para a compra de 21 milhões de doses da vacina e montagem da infra-estrutura da campanha. Além dos postos de saúde, outras instituições, como redes de supermercados, clubes, associações de moradores, entre outros, terão técnicos do Ministério da Saúde para aplicar a vacina.
A vacina é contra-indicada para quem tem alergia à proteína do ovo. Além disso, o ministério recomenda que pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, procurem um médico antes de se vacinar.Desde o início da imunização, em 1999, a gripe entre os idosos tem sido reduzida, principalmente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. De acordo com o ministério, em 2008, mais de 14 milhões de idosos foram imunizados, o que representa 87% da população, superando a meta de 80%, estabelecida para este ano.
Fonte: Agência Brasil


Por Emilia Jordão

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi! meu nome é Guilherme eu queria comentar sobre todo o blog que está divino e quero falar tambem que pretendo fazer jornalismo ai na faccrei ano que vem. está tudo muito bom. continuem assim. um abraço...

Márcia Panfieti disse...

Obrigado Guilherme. Se vc gosta tem q fazer mesmo...é muito bom o curso...faça o vestibular no meio do ano pra 2010...abraço da galera do Bloguloso!