terça-feira, 31 de março de 2009

MORRE ANKITO , ASTRO DA CHANCHADA DO CINEMA NACIONAL

MORRE ANKITO , ASTRO DA CHANCHADA DO CINEMA NACIONAL


Astro de várias produções da chanchada nacional, Anckizes Pinto, o Ankito , 85 anos, morreu na manhã desta segunda (30).
Aos sete anos, Ankito estreou no palco de um circo como o palhaço Espoleta.
De uma família de artistas circenses, chegou a ganhar o título de campeão sul americano de acrobacias. Saiu do interior de São Paulo para trabalhar no Cassino da Urca, no Rio de Janeiro. Ao substituir um comediante que ficou doente, acabou contratado e iniciou a carreira de ator numa peça de teatro. Na televisão, Ankito fez seis novelas e participou de várias outras produções. Com frequência, o ator era comparado a Oscarito, com quem nunca chegou a trabalhar. Ankito fez parceria com Grande Otelo em muitos filmes. Uma “dupla do barulho”, como se dizia naquela época. Na televisão, Ankito também trabalhou na séries “Carga pesada”, “Amazônia - De Galvez a Chico Mendes”, “Sob nova direção” e “Engraçadinha, seus amores e seus pecados”, além novela “Alma gêmea”.

Saiba mais sobre a Chanchada na história do cinema brasileiro.

No Rio dos anos 40 é criada a Atlântida Cinematográfica, sem grandes estruturas mas com uma produção constante . Os grandes nomes da Atlântida são : Oscarito, Grande Otelo, Ankito, Anselmo Duarte, e cantores do rádio como: Silvio Caldas, Marlene, Emilinha, Linda Batista.
Em 1947 , o Brasil une a produção e exibição, com a compra da Atlântida por Luiz Severiano Ribeiro, dono do maior circuito exibidor brasileiro.
As histórias abordam o carnaval, comédias musicais de costumes, tipos folclóricos, o público gosta, mas os críticos dizem que chanchada não é cinema (Chanchada em espanhol significa “porcaria”).
As chanchadas (e a Atlântida) se esgotam no final dos anos 50, quando o público cansa da fórmula e as maiores estrelas são chamadas para trabalhar na televisão.

Márcia Panfieti
Fonte : g1 e Enc. Barsa

Um comentário:

ailtondiasmandioca@hotmail.com disse...

um grande artista que perdemos porque fazia rir raro hoje em dia sua longa carreira fala por si uma perda