terça-feira, 17 de março de 2009

Transplante de medula óssea pode ter curado paciente com Aids na Alemanha

Um homem que sofria de leucemia e Aids há mais de uma década, não apresenta nenhum sinal de ambas as doenças desde o transplante, que aconteceu há dois anos. Ele pode ter sido curado após um transplante de medula óssea de um doador que tinha resistência genética ao HIV.
Seu estado de saúde era gravíssimo, então o paciente se submeteu a um regime de poderosas drogas e ao tratamento à base de radiação, o que praticamente destruiu seu sistema imunológico. Foram encontrados 232 doadores com antígeno leucocitário humano (HLA) idêntico, o que demonstrava compatibilidade.
Mas o medico não se contentou e decidiu injetar em seu paciente células-tronco retiradas da medula de um portador da mutação Delta 32. A anomalia, impede que a molécula quemoquina (CCR5) se projete para fora dos glóbulos brancos e funcione como uma ponte para a entrada do vírus HIV no organismo. Dos 232 doadores, 80 apresentavam essa mutação. A chance de se encontrar um doador com medula compatível e com essa mutação é de apenas 1% na Europa. Desde o dia do transplante o paciente interrompeu o tratamento com os todos os remédios, já foram refeitos varias vezes todos os exames e não há indícios da doença.
Dois milhões de pessoas morrem de Aids por ano. Estima-se que 33 milhões de pessoas estejam infectadas no mundo.

Por Daiane Bernal

Nenhum comentário: