segunda-feira, 30 de março de 2009

A OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA PARA O JORNALISTA


Como estudante de jornalismo eu defendo a obrigatoriedade do diploma.

O jornalista é um formador de opiniões, como ele vai obter êxito nesse intuito se não tem conhecimento de linguagem, ética, audiovisual, fotográfico e a cultura necessária para formar cidadãos críticos com o que ele divulga. A Universidade está aí para isso, ensinar esses conhecimentos para o profissional de comunicação desenvolver com a máxima qualidade o exercício dessa função.
A liberdade de expressão existe para todos, mas deve-se ter cuidado na maneira de usá-la. Quem detém a informação detém um poder. A prioridade do jornalista é formar opiniões, divulgar informações e a academia ensina a melhor maneira de faze-la.
O Brasil cobra a existência de leitores críticos, inteligentes e não manipulados pela mídia, portanto a mídia deve ser especializada, pois a comunicação é uma área fundamental para a sociedade.
Há bons e maus profissionais em todas as áreas, é a muita gente talentosa que escreve, mas não é jornalista. Deve-se separar em ambos os casos o joio do trigo. Se compararmos com as outras profissões uma pessoa que lê bastante artigos médicos, tenha um ótimo conhecimento teórico da área poderá operar um paciente?
Devemos cobrar Faculdades de Jornalismo que se comprometam a formar excelentes profissionais, cada vez mais qualificados para exercerem o papel de comunicador, transformando isso em uma roda viva, cada vez mais profissionais melhores + leitores bem informados + avanço da sociedade.
A área de comunicação é muito importante para ficar nas mãos de pessoas leigas que podem manipular as informações conforme critérios que a beneficiem. O profissional de comunicação bem formado é ensinado através da ética e conhecimento adquirido a forma correta dessa informação chegar até a sociedade.
O jornalista deve criar um ambiente propício para as mudanças sociais e só conseguirá realizar essa meta se estiver bem preparado para isso com muito estudo e conhecimento adquirido.

Por Márcia Panfieti

Um comentário:

=D disse...

VAMOS LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS!!!!!! ISSO AÍ MÁRCIA