terça-feira, 17 de março de 2009

POPULAÇÃO DE SANTA MARIANA VAI AS RUAS REIVINDICANDO MELHORIAS NA SAÚDE PÚBLICA






Um grupo de munícipes saiu às ruas de Santa Mariana na tarde do último sábado (14) em passeata pedindo melhorias no atendimento público de saúde municipal. A manifestação teve início por volta das 15h partindo da praça central e percorrendo as principais ruas do centro da cidade. Os manifestantes levavam cartazes e faixas com os dizeres “Queremos igualdade social e médico no hospital” e “Povo com saúde é povo feliz” demonstrando a indignação por parte da população com a atual situação que se encontra o atendimento público de saúde. Os manifestantes alegam que não existem médicos para atender no hospital, nem transporte suficiente para encaminhar a população para receber atendimento na cidade de Cornélio Procópio.
Segundo Jeorgio Luiz de Deus Ferreira organizador da manifestação esse foi o único jeito que encontraram para chamar a atenção das autoridades responsáveis porque foram feitas reclamações perante a câmara municipal, mas elas não foram atendidas, “Essa medida foi tomada devido a várias pessoas que me procuravam pedindo ajuda ou por falta de conhecimento ou por medo de represálias” acrescentou.
A maioria dos manifestantes usava roupa preta, segundo eles, estavam de luto porque a saúde municipal está morta. A passeata foi uma iniciativa da “Comissão de moradores SOS Santa Mariana” um grupo que visa defender os direitos da população marianense cobrando do governo municipal melhorias para a população seja em qualquer setor. “O foco principal dessa passeata é que as pessoas percam o medo de reivindicar seus direitos”, diz Jeorgio. O evento teve o acompanhamento de viaturas da polícia militar que zelou pela segurança dos envolvidos.
A Diretora do Departamento Municipal de Saúde. Rosana Traguetta Favaro, se diz que: “Nós estamos no começo de uma nova gestão, ou seja, no início de uma nova administração é um momento complicado com muitas dificuldades” com relação às alegações de não haver médicos no hospital para atender a população, ela ressalta que o município possui médicos que atendem nos postos de saúde no horário das 8h às 17 horas. Após esse período não existe atendimento médico porque o município está impedido de contratar médicos plantonistas devido a uma decisão judicial decorrente de um processo de gestões anteriores, “até o final do ano de 2008 o Tribunal de Contas nos permitiu contratar médicos por credenciamento, mas como o contrato venceu no final do ano não podemos mais tomar essa medida” a diretora acrescenta ainda “nós não temos médicos para atender no hospital, mas todos aqueles que necessitam de atendimento, seja para algum exame ou até mesmo um caso mais sério, uma situação de urgência o Departamento de Saúde tem transporte para encaminhá-los até a Santa Casa de Cornélio Procópio o valor que nós pagamos mensalmente por esse atendimento é cerca de R$ 40 mil.”


Por: José Ricardo Lima - agência de notícia FACCREI/FACED

2 comentários:

SAID ADVOCACIA disse...

A edição da matéria está de parabéns!
Mostrou claramente a opinião pública e trouxe um esclarecimento da secretaria municipal de saúde.
Matéria Imparcial! Isso é mídia independente! Sinônimo de democracia!

Anônimo disse...

Otimo....
os marianenses precisam mostra que estao acordados e bem acordados com a situaçao da cidade..
Espero que as autoridas tomem providencias..nao so em relaçao a sáude mais tambem e outra coisas importantissimas que ''ACONTECERAM'' e ainda acontece na cidade...
Tudo mudará tenha fé..a justiça dos homens nao é mais forte que a JUSTIÇA DE DEUS..