quarta-feira, 11 de março de 2009

URAÍ, MOBILIZANDO-SE PARA SUPERAR O ANALFABETISMO





Dia 10 de Março, realizou-se no C.C.E.U. (Centro Cultural e Educacional de Uraí), a solenidade de lançamento do Programa : “Mobilização de Superação do Analfabetismo no Município de Uraí”. Esse programa é uma ação do governo do Estado do Paraná, desenvolvido em parceria com o MEC/SECAD/Programa Brasil Alfabetizado, Associação dos Municípios do Paraná (AMP), União dos Dirigentes Municipais de Educação no Paraná (UNDIME- PR), Prefeituras Municipais e demais organizações governamentais e da Sociedade Civil.
O evento contou com a presença do Vice-Prefeito, Almir Fernandes de Oliveira, representando o Prefeito Susumo Itimura, a Secretária da Educação de Uraí, Sandra Regina Lunardelli Barichello, o Presidente da Câmara , David Willian Kremer,o Representante da Documentação Escolar Estadual em nosso Município, Leandro Aparecido dos Santos e da Srª Maria Aparecida dos Santos, Coordenadora do Paraná ALfabetizado no NRE (Núcleo Regional de Educação). A presença destacada foi dos alunos que hoje estudam no EJA ( Educação para Jovens e Adultos) e que foram ex alunos do Programa.
Leandro explicou-nos a importância do Programa e a Secretária de Educação Sandra Regina Lunardelli Barichello , convocou a todos os presentes, representantes da Sociedade civil para essa luta contra o Analfabetismo no Município de Uraí.
“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança e todo um reino para alfabetizar um adulto” ( Paráfrase de um Provérbio Africano)
Foi apresentado um vídeo sobre a importância da Alfabetização e exposto que de 2005 a 2008, o DEC atendeu aproximadamente 9 turmas com 25 alunos e atualmente a meta é que o Programa de Superação do Analfabetismo atenda a 220 pessoas.
Após os trabalhos foi oferecido, pelo DEC em parceria com a Prefeitura Municipal de Uraí, um coquetel a todos os presentes, comemorando o compromisso assumido da participação de todos para o sucesso do Programa.

Por Márcia Panfieti

3 comentários:

Anônimo disse...

Muuito bom saber dessas atitudes educacionais por parte do governo do estado...

Ótima iniciativa!

Anônimo disse...

parabens para os educadores de urai pois estão dando um grande exemplo para o nosso glorioso btrasil

Anônimo disse...

O município de Uraí está de parabéns. Pois o país precisa urgentemente acabar com o analfabetismo, e se cada município fazer sua parte, iremos alcançar esta meta de um Brasil sem analfabetos.