segunda-feira, 9 de março de 2009

MULHERES - PAPÉIS E PAPELÕES

MULHERES, PAPÉIS E PAPELÕES !!!


O Dia Internacional da Mulher foi instituído pela ONU ( Organização das Nações Unidas) no dia 8 de Março. Em 1857, nesta data, houve a primeira greve de mulheres. Eram operárias de uma fábrica de Nova Iorque, nos Estados Unidos, que protestavam contra a pesada jornada de trabalho. Como essas mulheres recusaram-se a deixar a fábrica, ela foi incendiada, morreram 129 mulheres queimadas e muitas ficaram feridas.
Durante o fim de semana, ouvimos várias definições, saudações, indagações sobre o papel da Mulher na sociedade atual.
Dentro de muitas, gostei muito de uma que atualizava o famoso ditado “Atrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher”, a versão atual seria “Ao lado de um grande homem, há sempre uma grande mulher”; enfatizando esse papel de igualdade da mulher.
Desempenhamos vários papéis, como vós, mães, filhas, esposas, trabalhadoras, e realmente estamos ocupando todos os espaços. Devíamos, então, entrar na Igreja também. Quem não ouviu as mulheres no episódio em que o Arcebispo de Olinda-Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, que excomungou a mãe da garota e os médicos responsáveis pelo procedimento do aborto realizado em uma menina de 9 anos, que foi estuprada há três anos pelo padrasto e estava grávida de gêmeos? Acredito que a menina não tenha condições de decidir se queria ou não gerar essas crianças.
Somente uma mulher sabe o que é gerar um filho. Cabe a nós decidirmos.
É só ver a heroína brasileira, do Dia da Mulher, Maria da Penha, nome dado a Lei que pune com a prisão os agressores de mulheres. Precisou a mulher ficar tetraplégica para haver essa mudança na Legislação.
É muito triste, realizar nossas conquistas através dos sofrimentos alheios.
Mas, o Dia Internacional da Mulher, foi a semana passada, hoje temos coisas muito mais importantes para discutirmos: Afinal, o Ronaldinho marcou seu primeiro gol contra o Palmeiras, não é verdade?

Por Márcia Panfieti

Um comentário:

Anônimo disse...

Tantos assuntos importantes para serem resolvidos e discutidos. Tem gente que se importa mais com o gol do Ronaldo. Concordo contigo, Márcia.