terça-feira, 24 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN.


No dia ,22 de Março, foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, com a distribuição de 600 cartilhas no calçadão de Londrina, uma parceria entre a APS Down e o Colégio Interativa, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as diferenças entre as pessoas.
Londrina conta com cerca de 80 alunos inseridos no sistema regular de ensino. O ensino regular deve adaptar o currículo e contar com professores capacitados para atender essas crianças, conforme Neusa Hernandes, assistente social da APS Down em Londrina, “As crianças com Down demoram um pouquinho a mais para aprender, mas conseguem acompanhar o conteúdo”.
Marcos Augusto Schmid, diretor de Marketing do Colégio Interativa , relata que as crianças com síndrome de Down integradas como alunos normais proporcionam aos dois aprenderem desde cedo a conviverem e lidarem com as diferenças. Na realidade as crianças com Síndrome de Down não vêem nenhuma diferença.
Houve uma diminuição do preconceito, mas muitos ainda não tem conhecimento total do assunto. A síndrome de Down ocorre no cromossomo 21 que, ao invés de dividir-se em duas partes, é separado em três.
Essas ações permitem que a Sociedade conheça mais sobre as crianças portadores da Síndrome de Down e a dizimação do preconceito , ainda que velado , sobre o assunto.

Márcia Panfieti
Fonte : ( Folha de Londrina)

Nenhum comentário: