quarta-feira, 18 de março de 2009

REFORMA ORTOGRÁFICA NÃO AGRADA OS BRASILEIROS


Desde o dia 1 de Janeiro deste ano, o Novo Acordo Ortográfico passou a vigorar em nosso país. Mas, calma não precisa se desesperar, você ainda tem 4 anos para se adequar as novas regras, que serão estabelecidas definitivamente no dia 1 de janeiro de 2013. Até lá tanto a grafia antiga como a nova serão aceitas, ainda tem um tempinho para você se acostumar. Falando em se acostumar o que tudo indica é que o Novo Acordo Ortográfico não agradou muito aos brasileiros.
Navegando no Orkut é possível encontrar comunidades sobre a reforma ortográfica. A maioria contra. E em uma pesquisa isso foi constatado, 95% das pessoas entrevistadas confessaram não ter aderido e ser contra a nova reforma ortográfica, a maioria universitários, 20% nem sequer sabem o que mudou na ortografia da nossa língua.
Já que os brasileiros estão encontrando tantas dificuldades vamos relembrar as mudanças gramaticais, que deverão ser aprendidas gostando ou não:

ALFABETO
O alfabeto passa a ter 26 letras, aderindo o “K”, “W” e o “Y”.

ACENTUAÇÃO
-As tremas foram extintas da nossa língua definitivamente;
-Hiatos terminados em “oo” e “ee” não são mais acentuados. Ex: voo e leem;
-Ditongos abertos em paroxítonas não são mais acentuadas. Ex: jiboia;
-Ditongos com “u” e “i” tônicos não são mais acentuados. Ex: feiura;
-Já os ditongos abertos , oxítonas e terminados em “eu” permanecem com o acento. Ex: chapéu.
-Não acentua-se mais o “u” em formas verbais rozotônicas precedido de “g” ou “q” antes de “e” ou “i“. Exemplo: apaziguar e averiguar.

CONSOANTES MUDAS
As consoantes que não são pronunciadas, tais como exacto e óptimo, não serão mais usadas. No Brasil esta regra já era usada. Exemplo: óptimo e objectivo.

HÍFEN
Não se usará mais quando:
1. quando o segundo elemento começa com “r” ou “s”, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em “antirreligioso”, “antissemita”, “contrarregra”, “infrassom”;
Exceção: o hífen será mantido quando os prefixos terminarem em “r”, como “hiper”, “inter” e “super”- como em “hiper-requintado”, “hiper-resistente” e “super-revista”.
2. quando o prefixo termina em uma vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente.
Exemplos: “estraescolar”, “aeroespacial” e “autoestrada”.

ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para:
1. “pára” (flexão do verbo para) de “para” (preposição);
2. “péla” (flexão do verbo pelar) de “pela” (combinação da preposição com o artigo;
3. “pólo” (substantivo) de “pólo” (combinação antiga e popular de “por” e “lo”);
4. “pélo” ( flexão do verbo pelar) de “pêlo” (substantivo) e “pelo” (combinação da preposição com o artigo);
5. “pêra” (substantivo-fruta), “pêra” (substantivo arcaico-pedra) e “pera” (preposição arcaica).

Por Jéssica Lima



3 comentários:

Anônimo disse...

Que porcaria essa nova língua portuguesa. Tanta coisa importante pra se preocupar...oq será das crianças agora que começaram a alfabetização esse ano? Tanta coisa mais importante para se preocuparem...Mas, esse é o Brasil né!?!?

Anônimo disse...

Parece que o Novo Acordo Ortográfico só está agradando as editoras que irão encher seus bolsos com a produção dos novos livros.

Anônimo disse...

toda mudança ja vem do nome portanto todos devemos nos preparar para ela pois afinal não tem votação para ver quem e contra ou a favor