quinta-feira, 19 de março de 2009

Quedas das vendas dos produtos paraguaios para o Brasil



Com a crise mundial afetando to do o mercado aqui na América do Sul não é diferente podemos analisar o mercado bilateral entre o Brasil-Paraguai.
Segundo o diário La Nación, dados do Banco Central do Paraguai (BCP) apontaram que as exportações paraguaias ao Brasil, durante o mês de janeiro, caíram 55% em relação ao mesmo mês de 2008. Já a compra de produtos brasileiros, por parte do Paraguai, caiu 53%, também em comparação com o mesmo período do ano anterior.com a crise a queda é de US$ 110 milhões no comércio bilateral, afeta o Brasil principalmente nos setores de implementos agrícolas, máquinas industriais, motores, asfalto, vidros, papel, materiais de construção combustíveis e bens de consumo. Já no âmbito paraguaio, os setores mais afetados são o de matérias-primas, têxteis, eletrônicos e produtos manufaturados de base animal e de madeira.
Para tentar mudar a situação o ministro paraguaio de Obras Públicas e Comunicações, Efraín Alegre, tem uma verba de US$ 18 milhões que serão feitos em obras de recapeamento e pavimentação asfáltica em estradas estratégicas para a circulação de mercadorias tanto no Paraguai quanto entre os países da região. Esse recurso vem do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM), e foram alocados dentro do plano elaborado pelo governo paraguaio para minimizar os efeitos negativos da crise econômica internacional, este projeto vem em discussão desde 2006, antes da crise atual.

Por Rodolpho Júlio

Nenhum comentário: