quinta-feira, 26 de março de 2009

OBESIDADE INFANTIL EM ESCALAS ALARMANTES


A obesidade infantil é um processo que está associado a múltiplos fatores biológicos e ambientais e tem tomado proporções epidêmicas, é o que indica os últimos dados do IBGE – (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas),onde cerca de 10% das crianças e adolescentes possuem sobrepeso e 7,3% já sofrem de obesidade.
O diagnóstico deve ser feito por um pediatra e mesmo sendo uma doença de difícil tratamento, ele traz resultados positivos quando há o envolvimento da família, na indicação da reeducação alimentar.

O que é obesidade infantil:

►Enfermidade crônica acompanhada de inúmeras complicações, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura e detectada por um médico através do cálculo do IMC- Índice de Massa Corpórea,que consiste na divisão do peso sobre a altura ao quadrado.

As principais causas:
►Má alimentação
►Herança genética
►Má alimentação da mãe durante a gravidez
►Fatores emocionais
►Obesidade materna
►Sedentarismo

Complicações:

►Problemas cardiovasculares
►Diabetes
►Nível de colesterol alto
►Infarto precoce

Dicas:
Para que uma criança tenha uma alimentação equilibrada, é recomendável que consuma, pelo menos, um alimento a cada refeição, pertencente a um dos três grupos abaixo:

Reguladores: frutas, verduras e legumes. São as fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Construtores: São ricos em proteínas, cálcio e ferro e compreendem as carnes de vaca e frango, peixes, ovos, leite e derivados e as leguminosas como os feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja, etc.

Energéticos: cereais, pães, macarrão, batata, mandioca, farinhas etc. Estes são as fontes de carboidratos, que fornecem energia ao organismo.


Texto: Maria Conceição de Carvalho Vicentini
Fonte: IBGE

Um comentário:

Anônimo disse...

Ahhhhhhhh... esta minininha da foto é lindinha.... Mais qdo for adulta certamente sofrerá pelo excesso de gordura....Polêmico este assuntoo...