segunda-feira, 16 de março de 2009

Crise financeira internacional: Principal assunto do encontro entre Lula e Obama


O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, discutiu no último sábado (14) com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, medidas para encerrar a crise econômica este ano. O presidente brasileiro, que esteve na Casa Branca, alegou que o mundo não pode esperar dez anos para se recuperar. Segundo Lula, o restabelecimento do crédito será uma das providencias tomadas pela maioria dos países desenvolvidos, inclusive os Estados Unidos. “Precisamos restabelecer o crédito mundial ainda este ano, já que, o dinheiro desapareceu. Existem coisas que devem ser feitas com urgência mas sem perder o otimismo”, afirmou Lula durante a conversa. O presidente americano aceitou o convite de visitar o Brasil assim que possível. “Quando for ao Brasil não deixarei de conhecer as praias do Rio de Janeiro e quem sabe um pouco da Amazônia”, desejou Obama. O encontro, que foi cercado de expectativas, abordou também temas como energia e etanol, protecionismo, a Rodada Doha e a Cúpula das Américas, que será realizada em Trinidad e Tobago no dia 17 de abril.
Preparativos- Antecedendo a visita dos presidentes, há duas semanas o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, encontrou-se em Washington com a Secretária de Estado Americana, Hilary Clinton, para discutir a preocupação do Brasil com as cláusulas protecionistas do pacote econômico do presidente Barack Obama que dá preferência ao mercado interno nas compras governamentais. Para Amorim a melhor maneira de evitar o protecionismo é seguir adiante com a Rodada Doha, ou seja, liberar o comércio de importação e exportação.
Por Najylla Nogueira
Foto: Record News.com

Um comentário:

Anônimo disse...

haha.... este blog tá show... Pra ficar melhor esse papo de presidentes só faltou o Lula aprender um bom inglês... Bjssss