segunda-feira, 23 de março de 2009

“Lula, O filho do Brasil” encerra filmagens e estréia em janeiro


Inspirado no livro “Lula, o filho do Brasil”, da jornalista Denise Paraná, o filme retrata a história de um menino pobre que apesar das dificuldades conseguiu se eleger Presidente da República. O encerramento das filmagens foi comemorado em São Bernardo do Campo e a estréia do longa está definida para Janeiro de 2010.
O livro que recebeu adaptação cinematográfica produzida por Luiz Carlos Barreto, dirigida por Fábio Barreto, narrará a trajetória de Lula apenas até a morte de sua mãe Dona Lindu, quando o atual presidente era um líder sindical de 35 anos preso pela ditadura, portanto, não mostrará a fundação do PT (Partido dos Trabalhadores).
Segundo a equipe de produção o filme não trata de período político, ele apenas narra a vida de um menino pobre que um dia virou presidente. Um filme de superação e luta.

Por que o Lula? - A trajetória de vida de Lula coincide com vários aspectos marcantes da história do Brasil, motivo pelo qual Denise Paraná decidiu escrever o livro, Durante sua pesquisa para produzir a obra, a autora entrevistou Lula e várias pessoas ligadas a ele.
Dentre os fatos da trajetória de Lula e da história do Brasil que se encaixam, de acordo com Paraná, estão a morte da primeira esposa dele por erro médico no parto na mesma época em que o Brasil detinha um dos maiores índices mundiais de morte no parto, a migração da família de Lula no momento em que o Brasil presencia sua maior onda de migração interna e o alcoolismo que marca o pai de Lula no período de incidência epidêmica da doença no Nordeste.

Por Najylla Nogueira
Foto: Milton Neves.com

Nenhum comentário: