sábado, 28 de março de 2009

Diabetes: a epidemia do Século


A diabetes causa a morte de aproximadamente 3,8 milhões de pessoas por ano e já afeta cerca de 246 milhões de pessoas no mundo atualmente. As estimativas indicam que esse número deve aumentar para 380 milhões em 2025.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, (OMS) a diabetes é uma síndrome de etiologia múltipla decorrente da falta de insulina e/ou da capacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos. A diabetes pode atingir crianças, ou então se manifestar no Adulto pré-diabético que não se preveniu. A detecção deve ser feita o quanto antes ou então pode ser fatal.
De acordo com O Dr. Antônio Carlos Lerrio, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, os pré-diabéticos devem ter os cuidados normais recomendáveis a qualquer indivíduo saudável como: alimentação balanceada e exercícios físicos, além de controlar o açúcar. Já o portador de diabetes seja do tipo I, II ou gestacional, para ter uma vida normal deve manter a doença sobre controle. Os níveis de glicemia devem estar entre 80 e 110mg/dl em jejum e pós alimentares inferiores a 140mg/dl. Para isso
é importante a prática de exercícios físicos e alimentação balanceada por especialistas, além do uso da insulina quando necessário. Os diabéticos devem fazer exames regulares que são orientados por um profissional.

Por Hellen Pereira
Foto students.brown.edu

Nenhum comentário: