quarta-feira, 25 de março de 2009

Desemprego no Brasil vem crescendo este ano

Cálculos baseados em dados federais e estaduais, demonstram que o desemprego no Brasil alcançou o número de nove milhões este ano. Além desse número, existem aqueles que estão de férias forçadas, conseqüentemente, ganhando menos para baixar custos nas empresas. Segundo especialistas da UNICAMP, a economia brasileira deve crescer no mínimo 3% para evitar o aumento de desemprego.
“A crise está tendo um efeito tardio no Brasil, gerando mais desempregos agora do que no seu auge”, segundo Clemente Ganzlucio, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (DIEESE). O desemprego está subindo este ano, já em 2008 não foi tão alarmante. Segundo pesquisas do DIEESE feita nas grandes metrópoles foram registrados os menores índices de desempregos desde 2002.
Muitas empresas estão se justificando e colocando a crise como pivô do aumento das demissões. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os empresários brasileiros não podem usar a crise econômica como desculpa para demitir trabalhadores. "Nenhum empresário pode ter motivo para mandar trabalhador embora", afirmou o presidente. "O papel do empresário agora é trabalhar rápido com o governo para evitar que a crise chegue à sociedade."
Mesmo com previsões de melhoria, a crise vai continuar afetando ainda mais a economia, os brasileiros estão otimistas. Uma pesquisa feita pelo CNI/Ibope demonstra que 32% dos brasileiros não acreditam que a crise será resolvida este ano, contra 51% que apostavam na sua solução em 2009.
Por Héllen Pereira

Um comentário:

Anônimo disse...

que a crise existe isso não se discute a forma de sair dela rápido e que devemos discutir e agir