quinta-feira, 28 de maio de 2009

Brasil, o país do futuro: idéia esquecida, assim como os sonhos dos jovens brasileiros.

Em um país injusto, onde muito se fala e pouco se faz, as esperanças e os sonhos juvenis são esquecidos. A criminalidade torna-se assim a perspectiva de muitos jovens brasileiros.
Ser jovem no Brasil não é fácil, se não bastasse todas as incertezas e pressões desta fase, o jovem ainda tem de lidar com a instabilidade de um país onde perduram a desigualdade e a injustiça.
A cada dia, o número de jovens criminosos aumenta. A maioria do sexo masculino, classe baixa, pouca escolarização e sem projetos para o futuro. Sem ver soluções para seus problemas, lançam-se no mundo da criminalidade.
Os números são alarmantes. Os jovens representam 35% da população brasileira, a faixa entre 18 e 29 anos representa cerca de 54% da população carcerária no País. No ano passado, somente em Fortaleza, 2500 jovens foram detidos cometendo crimes, a grande maioria furtos. Esses jovens estão cansados de promessas, querem ver ações, os projetos saindo do papel.
Não é de se admirar que o “País do Futuro” nunca tenha saído da estagnação, permanecendo ainda com os problemas do passado.
Veio JK com suas promessas desenvolvimentistas, - Vamos crescer 50 anos em 5!- e ficou a dívida externa que perdura até hoje.
Com o milagre econômico, a população viu uma oportunidade de mudanças no país, logo a bonança passou e o que restou foi apenas uma crise que se agravava ano a ano. Muitas mudanças foram anunciadas, mas poucas concretizadas, e menos ainda as concretizadas com sucesso.
No governo FHC, as pessoas puderam dormir com a certeza de um futuro melhor e acordaram no olho da rua, com a venda das estatais.
Atualmente, vivemos a política “tapa buraco”, em vez de solucionar os problemas, o governo tenta amenizá-lo com seus programas fragmentados, como o Primeiro Emprego e a Escola de Fábrica, que foram mal sucedidos.
Sonhos frustrados, promessas falsas, falta de emprego, dúvidas, tudo isso leva o jovem a buscar alternativas de sobrevivência, como a criminalidade.
Como mostrar ao jovem a sua importância para o futuro, se ele foi e é desprezado? Cabe ao governo dar ao jovem o suporte necessário para que ele se veja como um cidadão capaz de mudar a sociedade.
Aí sim, poderemos dizer que os jovens são o futuro do Brasil.


Jéssica Lima

Fonte: www.conseg.com.br
Foto: blogdomaricato.zip.net

Um comentário:

ailtondiasmandioca@hotmail.com disse...

quando não se leva a serio a juventude o preço que se paga na frente e muito maior todos deviamos cobrar mais ae tambem agirmos por demais so assim sse é ouvido ou visto