terça-feira, 19 de maio de 2009

Cinema: filmes polêmicos que se destacaram no século XXI

Era uma vez, na França, dois irmãos, Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière que inventaram uma câmera filmadora, chamada cinematógrafo. Essa máquina, criada em 1865, servia como fonte de entretenimento ou divulgação cultural.
Na década de 30, inicia o cinema falado. Uns dos filmes brasileiros daquela época foram “Alô, Alô Brasil” e “Alô, Alô Carnaval”, os quais a cantora Carmen Miranda interpretava.
Pularemos para o século XXI, ano 2007. Nada de ficção romântica em que o mocinho faz de tudo para ficar com a mulher da sua vida no final. Essa é a história real do Batalhão de Operações Policiais Especiais, conhecido como Bope, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, filme dirigido por José Padilha. Este, teve uma grande repercussão pública, até pelo fato de ter sido o primeiro filme brasileiro à vazar na pirataria e na internet, principalmente no Youtube. Milhões de brasileiros já haviam assistido antes mesmo de estar nas telinhas do cinema.
Os temas que foram abordados na trama como tráfico de drogas, violência urbana e cenas chocantes geraram muitas críticas dos telespectadores. As práticas de tortura dos policiais foi outro tema abordado, isso fez com que uma suposta transformação dos personagens se tornassem “heróis” por causa das atitudes contra os criminosos e/ou à população pobre e moradores de favelas. Além disso, o filme tornou-se notório, também, pelo impacto cultural e a inserção de frases do cotidiano brasileiro na fala dos personagens. O Tropa de Elite recebeu o prêmio Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim 2008.
Voaremos para Mumbai, na Índia. Este não é um filme de ficção científica e cheio de efeitos especiais como estamos acostumados a ver. Quem quer ser um milionário? é baseado numa história real, com canções indianas originais e atores locais, conta a vida de Jamal Malik, interpretado por Dev Patel, um garoto nascido na favela que faz chá numa operadora de telemarketing. Ele decide, então, participar de um programa de perguntas e respostas sobre costumes e cultura da Índia e conhecimentos gerais. O preconceito das pessoas estava nítido: como um garoto de 18 anos, entregador de chá seria inteligente e capaz de responder perguntas de tanto conhecimento? Desde pequeno, sua vida não era fácil. As suas aventuras, enfretamentos com tráfico de drogas e gangues e o amor por uma mulher deram-lhe experiências de vida e, por causa disso, que o jovem sabia as respostas. O filme foi indicado a 8 prêmios do OSCAR como melhor filme, diretor, roteiro adaptado, fotografia, mixagem de som, edição, trilha sonora e canção original. Bem merecido.
Como realidade apresentada no filme, atualmente o ganhador do Oscar como melhor ator, Dev Patel, encontra-se internado em estado grave por ter sido brutalmente agredido pela polícia indiana.


Por Alessandra Andrade

Nenhum comentário: