sexta-feira, 29 de maio de 2009

Diabéticos requerem muito cuidado na elaboração do cardápio



De acordo com a nutricionista Cristiane Dias Laurentino, o diabético tem muitas restrições, o que dificulta o tratamento que se deve principalmente pela alimentação. O diabetes é uma doença em que há aumento da glicemia (açúcar no sangue), devido ao pâncreas que não produz insulina suficiente ou por esta não agir de forma correta no organismo.
Segundo Cristiane a vida de toda pessoa diabética ou não depende de uma boa alimentação, com quantidades nutricionais necessárias que variam de pessoa para pessoa. O nutricionista é o profissional capacitado para definir a alimentação adequada para cada indivíduo seja ele comum ou com alguma enfermidade, é claro que em toda patologia o tratamento é feito juntamente com um medico especialista.
No caso do diabetes o médico capacitado é o endocrinologista, que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. Glândulas são órgãos que produzem substâncias das mais diversas, que vão auxiliar em várias funções do organismo.
A maioria dos alimentos que comemos tem algum tipo de glicose (açúcar), das quais as células necessitam. A insulina ajuda as células a conseguir que o açúcar vire energia para o nosso organismo, só que na pessoa diabética a insulina não funciona como deve ser ou não esta sendo produzida o suficiente ou até não esta sendo produzida.
A importância da nutricionista é auxiliar na escolha de alimentos que ajudem a controlar os níveis de açúcar no sangue. O problema é que muitos diabéticos não aderem à dieta restrita e acabam ingerindo alimentos não adequados, achando que a simples não ingestão de doces é o suficiente.
Com excesso de peso o diabetes pode acarretar outras enfermidades e também fica difícil controlar a glicemia (níveis de açúcar no sangue). A nutricionista Maria Emilia Suplicy recomenda diminuir o sal e as gorduras ao máximo, mais sem excluí-los totalmente do cardápio.
O diabético frequentemente pode ter hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue = <70mg/dl).>
Por Hellen Tatiane
Fonte:http://www.portalendocrino.com.br/endocrinologia// http://www.diabetico.org.com.br//

Nenhum comentário: