domingo, 24 de maio de 2009

Tentando acabar com a democracia

Sempre ouvimos dizer que o Brasil é um país democrático; democracia esta que simboliza que temos o direito de escolher aquele que melhor nos representa. No básico esse seria o sentido da democracia, fazer a vontade da maioria.
Mas parece que nossos governantes não estão preocupados com a democracia brasileira, que caminha a passos lentos, e sim preocupados em se manter no poder e em seus próprios interesses pessoais. O que tem feito barulho recentemente é o terceiro mandato do presidente Lula, que afirmou recentemente que não tem interesse no terceiro mandato. Pode até ser que ele não tenha interesse, não se sabe até que ponto isso é verdade, mas que pessoas com outros interesses estão pensando nessa possibilidade; e usam como desculpa o bem sucedido governo de Lula e o seu nível de aprovação entre os brasileiros, que segundo pesquisas o elegeria novamente. Cogita-se até uma emenda constitucional para que Lula possa disputar o terceiro mandato.
Outra opção dado pelo líder do PR na câmara, Sandro Mabel, seria prorrogar os mandatos de senadores, deputados e do presidente até 2012, para coincidir com as eleições municipais, com a desculpa lavada de fazer economia. Para que isso fosse aprovado seria convocado um plebiscito e povo decidiria se prorroga ou não os mandatos.
Curioso que para aumentar os próprios salários ninguém convida a população para usar de democracia, e dizer se é contra ou a favor aumentar os salários daqueles que pouco contribuem com a população.O povo brasileiro precisa de políticos menos demagogos, menos interessados no dinheiro público e com vontade de mudar o Brasil. Se for possível fazer uma emenda constitucional para se permitir um terceiro mandato, também é possível usar a constituição para oferecer uma vida mais digna para um povo que sofre com tanta precariedade na saúde, educação, segurança, saneamento básico; e a reforma agrária, que sempre é colocada em pauta, mas ninguém faz nada para melhorar a distribuição de terras no Brasil.
Poderia escrever linhas e linhas do que falta melhorar no país e o que falta ser feito pelos políticos, mas sabemos que pouca coisa vai mudar. Não é pessimismo, mas sim realidade em ver que os anos e governos vão se passando e tudo permanece do jeito que esta. E ao invés de melhorar ainda tentam tirar uma das poucas coisas que podemos nos orgulhar no Brasil: a democracia.

Por Viviane Alexandrino.

2 comentários:

ailtondiasmandioca@hotmail.com disse...

infelismente estão apenas esperando como fica a saude da dona dilma se ficar boa vai ela e estiver ruim vão fazer de tudo para o terceiro mandato do lula porque se depender dos deputados eles irão para o acerto pois tambem estarão em processo de reeleição uma pena pois o lula é contra terceiro mandato

José Ricardo Lima disse...

O que acontece nosso país é muito do que é dito não passa de uma maneira de pregar a moralidade e defender o interesse coletivo como meio de conseguir chegar ao poder. E quando isso aontece temos uma triste decepção.