sexta-feira, 15 de maio de 2009

Enem obrigatório a partir de 2010

Os alunos que concluírem a escola pública do ano que vem, terão de fazer o novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para receber certificado escolar. A decisão é do Ministério da Educação.


O Estado ainda vai definir se só a prova será necessária para receber o certificado, se será exigido uma média mínima para ser aprovado ou ainda valerá apenas a nota no ENEM e avaliação escolar no decorrer do ano.

Para o exame acontecer como previsto, o ENEM vai precisar de uma "motivação" para atrair os estudantes. "Não podemos fazer o Enem nas escolas por uma questão de segurança. Ao contrário da Prova Brasil, que é usado apenas para a avaliação das escolas, o Enem valerá uma vaga na universidade", explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Atualmente, pouco mais de 70% dos estudantes que concluem o ensino médio já fazem o Enem. Em 2008, foram mais de 4 milhões de inscritos. Para chegar a 100% na rede pública, o MEC terá que tornar os locais de prova mais acessíveis em todo o País. Hoje, a prova é aplicada em 1.600 municípios.

Por Alessandra Andrade
Fonte: O Estado de São Paulo

Nenhum comentário: