quinta-feira, 28 de maio de 2009

Saúde precária


Saúde é uma necessidade que temos para realizarmos todas as tarefas o dia-a-dia, se não estamos com a saúde em dia não produzimos o devido rendimento. No Brasil, o atendimento público em algumas regiões deixa a desejar.
Nossa região apesar de ser privilegiada, ainda há algumas falhas, mas não como no resto do país, em que os pagamentos para médicos, enfermeiros e ouros profissionais de saúde é de dar pena. Acompanhamos pela TV e outra mídias relatos que nos deixam perplexos.
O Brasil gasta 7,6% do PIB por ano com a saúde segundo o INSTITUTO DE PESQUISAS ECONOMICAS APLICADAS (IPEA), mas no entanto parece ser insuficiente. Deveria se investir mais na saúde, ela deve ser primordial assim como a educação para melhorar o Brasil.
No ultimo dia 26 a Policia Federal e a Controladoria Geral da União realizaram uma operação contra um gripo suspeito de desviar verbas da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) no Tocantins. Assim como neste estado há inúmeros casos de desvio de verbas para saúde no país inteiro, prejudicando quem mais precisa: as famílias mais pobres que não tem acesso a planos de saúde.
Como depende de uma serie de fatores a melhoria da saúde publica é atrasada, enquanto corruptos usurpam o pouco que temos pela ganância e pelo poder. Já não basta todos os problemas que a saúde pública enfrenta, ainda há quem tem a capacidade de se eleger numa democracia e não realiza o mínimo que o seu cargo pede, mesmo sendo bem pago por isso.
Por Hellen Pereira
Foto noticia.gov.br

Nenhum comentário: