quinta-feira, 21 de maio de 2009

Violência gera violência. Será?


Definição: Violência é um comportamento que causa dano à outra pessoa, ser vivo ou objeto.

O Brasil é considerado um dos países mais violentos do mundo. Porque será? O índice de assaltos, seqüestros, extermínios, violência doméstica é muito alto e contribui para tal consideração, o que apenas desprestigia o país. Suas causas são variáveis mais há quem acredite e desacredite que violência gera mais violência. A segurança pública defende a repressão. Alegam que suas causas são sempre as mesmas: miséria, pobreza, má distribuição de renda, desemprego e desejo de vingança.
A repressão usada pela polícia para combater a violência que gera conflitos e insegurança na população que nutrida pela corrupção das autoridades não sabe em quem confiar e decide se defender a próprio punho, perdendo seu referencial de segurança e sua expectativa de vida. Como relatado no filme, Tropa de Elite (filme brasileiro de 2007), dirigido por José Padilha, que tem como tema o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, é um relato da vida real. No longa, a policia defende fielmente a represália como meio de cessar a violência de todo o país, especificamente em favelas e periferias. As práticas de tortura por parte dos policiais geram questionamentos que acabam enquadrando policiais como criminosos.

O governo, por sua vez, concentra o poder nas mãos de poucos, deixando de lado as instituições que representam o povo. A estrutura governamental torna a violência necessária, em alguns aspectos, para a manutenção da desigualdade social. Não se sabe ao certo onde a violência se concentra, mais a revolta que surge dentro de todos ao saber que pedófilos, assassinos ou estupradores estão sendo tratados “bem” dentro dos presídios faz com que seja questionada a repressão, que pode ser, merecida.
Não é necessário um cenário de guerra com armas pesadas no centro das cidades, mas de pessoal capacitado para combater a violência e os seus causadores. Um importante passo seria cortar a liberdade excessiva que hoje rege o país, aplicar punições mais severas aos que infringirem as regras e diminuir a exploração econômica. A educação pode ser o primeiro passo, mais este já é outro departamento.





Por Najylla Nogueira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom exemplo... Texto fácil d entender

ailtondiasmandioca@hotmail.com disse...

violencia gera violencia porque os governantes não levam a serio os programas que eles mesmos criam pega a criança as 06 da manha devolve as 06 da tarde e pega o pai e mae e faz ele fazer a parte deles não deixa a mãe ir se prostituir e nem o pai ir para o bar encher a cara cobra o resultado com programas sociais