quinta-feira, 14 de maio de 2009

Redução do IPI na linha Branca. Um perigo para os descontrolados.

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para artigos de linha branca já significou queda de preços para o consumidor. Refrigeradores, fogões, máquinas de lavar roupa e tanquinho. O preço final do produto varia em uma redução de até 10%. Com isso os lojistas comemoram e garante novos atrativos para a comercialização dos objetos de utilidade doméstica.

Porem o governo federal abre mão de cerca de 12,5 bilhões, com essa renuncia adotada para combater a crise internacional, pode causar sérios problemas para administração pública, entre eles acréscimos abusivos em outros produtos, como no caso da matéria prima de produtos exportados a outros paises. Essa estratégia tomada tem de haver cautela, o país não pode fechar as portas com o mercador exterior causando uma indisposição financeira a outros paises.
Já o mercado interno acompanha um grande ciclo de compra, o giro do dinheiro é interessante para os comerciantes e comerciários, que garante o seu emprego devido o crescimento das vendas. Já o ministro da Fazenda Guido Mântega espera que essa medida abra novas portas de trabalho devido a procura do consumidor. O brasileiro tem o estigma da compra, muitas vezes compulsivas, e isso pode causar também o aumento do numero de devedores que hoje atinge 3 a cada 10 brasileiros. Então atenção consumidor, compre o necessário e o que cabe no orçamento, assim não vai adiantar incentivo do governo, e o que é internacional pode ser adaptado ao jeitinho do devedor brasileiro.

Um comentário:

ailtondiasmandioca@hotmail.com disse...

podendo o brasileiro gasta não podendo gasta do mesmo geito senão não sera brasileiro