quinta-feira, 14 de maio de 2009

Beleza + Superficialidade = Talento?

Muito se discute sobre beleza, sobre os padrões de estética que regem a sociedade atual padrões esses que determinam o valor do ser humano. Mas quem é detentor de tal poder que pode dizer o que é belo e o que não é?
Onde valoriza se os rostinhos bonitos na hora de escolher um namorado (a), amigo e até mesmo usado como um dos requisitos na hora de avaliar um candidato no mercado de trabalho.
Podemos observar o caso da nova descoberta no mundo da música. Susan Boyle, 47, nasceu na Escócia, Reino Unido, seu sonho sempre foi se tornar uma cantora profissional o que se realizou após se apresentar no programa “Britain`s Got Talent”.
Até então nada de mais, a não ser pelo fato de que Susan não tem o biótipo das cantoras e atrizes que estamos acostumados a assistir na televisão no lugar de cabelos escovados e bem tingidos, pele lisa, corpo escultural e rebolado sensual, ao contrário, cabelos grisalhos, rugas que contam a trajetória de uma vida e corpo de senhora de 47.
Essa história de busca e realização de um sonho é muito bonita e tocante e cogita - se que pode até ser reproduzida no cinema com Demi Moore como protagonista.
E foi exatamente por não pertencer a essa massa bitolada na perfeição estética um dos motivos que deixaram Susan distante de seu sonho, padrões esses impostos pelo capitalismo e pela cultura de massa resultado do produto da grande mídia. Boyle teve que encarar uma platéia repleta de jovens fazendo julgamento com relação a sua aparência, onde muitos deveriam estar se perguntando “mas quem é essa senhora (velha)?” Comportamento que se estendeu até mesmo aos jurados do programa.
Vivemos num a sociedade onde a cultura de massa é quem determina o que a população deve se vestir, como se comportar, onde avalia se primeiro a aparência e depois o conteúdo, onde aqueles que não acompanham e fazem parte desse conceito são menosprezados e descartados.
Será que a vida é uma eterna passarela, onde “modelos” buscam a perfeição estética a todo e qualquer custo. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de cirurgias plásticas com 616.287 em 2008 ficando atrás somente dos Estados Unidos.
Não está na hora que fazer uma reavaliação, ou será que ainda vai existir esse conceito de que beleza é igual a talento e capacidade, como que uma pessoa pode se sentir bela e realizada se o que a sociedade pede nem sempre está não seu alcance, se o que chama atenção da sociedade é algo tão artificial e superficial.
Deve se espelhar na capacidade e principalmente no caráter de cada um, Susan Boyle conseguiu.
José Ricardo Lima

Um comentário:

Alee disse...

Huhu, adorei a matéria, Zé...