segunda-feira, 18 de maio de 2009

Editorial: Liberdade, cadê você

Os gregos foram os primeiros a lançar a idéia democrática, que da sustentação a liberdade que tanto falamos. Ela foi conservada pelos filósofos e se estendeu por toda modernidade. E hoje entre as muitas formas de liberdade, questionamos a “Liberdade de expressão”.

Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos. É um conceito predominante nas democracias modernas, onde a censura não deve ter respaldo moral. Assim será possível refletir se esta “liberdade de expressão” que tanto se ouve por ai, existe ou não. Pois quando dela falamos estamos nos referindo ao direito à informação correta e independente, direito que devem usufruir todos os cidadãos, podendo assim se proteger frente à irregularidades do poder público ou de grupos privados, quando estes desrespeitam a lei e a constituição.

A liberdade de informação e expressão, seja ela através de qualquer que seja o veículo de comunicação, são as maiores demonstrações da democracia. A comunicação tem que ser livre aberta ao publico. Todo e qualquer cidadão sem distinção tem como direito saber o que acontece na sua cidade e no seu país. Porém observamos que, diante de alguns fatos, tentam calar a voz da imprensa. Fatos que muitas vezes são de suma importância e de grande relevância, visto que podem servir de alerta e precaução para toda a população.

A Constituição Brasileira, que completou 20 anos na semana passada, em seus artigos 3 e 5 diz que os objetivos fundamentais da Republica é a redução das desigualdades sociais, bem como, a construção de uma sociedade justa e solidária garantindo liberdade de expressão e informação. A liberdade de expressão é essencial pra uma sociedade que se diz democrática, ela ajuda no desenvolvimento e na formação de valores, levando o ser humano ao progresso.

Exemplo disso é a liberdade de expressão demonstrada no processo eleitoral, onde cada individuo tem direito a liberdade de informação e sucessivamente a liberdade de expressão, demonstrando ali a vontade popular. Visto desta forma, não podemos de maneira alguma deixar de lado a liberdade de expressão e informação, intimidados por perseguições, ou para atender uma minoria, que na maioria das vezes tem “culpa no cartório”.

Por Bruno Magalhães

Um comentário:

Najylla disse...

E haja cartório para armazenar tanta culpa...