quarta-feira, 20 de maio de 2009

Por fora bela viola, por dentro pão bolorento.

Quero os lábios da Jennifer Lopes! Os seios da Gisele Bundchen! Os bíceps do fulano de tal! Rios de dinheiro gastos em plásticas, horas e mais horas na academia, a cada dia que passa as pessoas querem se tornar mais diferentes do que são. Culpadas? Vítimas? Não se pode dizer ao certo, mas, o que se sabe é que a mídia estabeleceu um padrão de beleza, e quem não se enquadra nele faz das “tripas, coração” para atingi-lo. Pessoas morrendo com bulimia, anorexia, vítimas de infecção provindas de cirurgias de redução de gorduras. Os números são alarmantes. É uma eterna busca por uma beleza que muitas vezes nem existe, que não passa de puro photoshop e maquiagem.
Tanta preocupação com o físico, enquanto que a vida espiritual é deixada de lado, e não estou falando isso como forma de compensação pela falta de atributos físicos, a tão famosa “beleza interior”, mas, sim de ter uma base sólida na qual se apoiar, e fazer mudanças, não para agradar as pessoas, a sociedade, ou até mesmo mudar seu comportamento para ser aceito em um grupo, mas, porque essa mudança te fará bem, te fará ser uma pessoa melhor. Estou falando daqueles valores que foram esquecidos, amor ao próximo, respeito, solidariedade entre outros.
Creio que se um dia fossemos na Clínica de Deus seria mais ou menos assim:
- Bom aparentemente você está ótimo! Porém seus olhos...
- Meus olhos? Realmente sou meia vesga!
- Não, na verdade eles estão desgastados! De tanto você ver coisas que não me agradam, e espiar a vida alheia, seus olhos estão tapados você só consegue ver defeitos nas pessoas, e nada além de suas necessidades!
- Mas Deus...
- Suas mãos!
- Ah sim, calejadas de tanto trabalhar!
- Sim realmente você trabalhou muito, mas, só para satisfazer seus desejos, porém, nunca estendeu a mão para alguém que necessitasse e quando seu irmão caiu você a encolheu e se recusou a ajudar! A ganância e o egoísmo te cegaram! Hum, sua boca! Fétida! Suas palavras foram usadas como um punhal para destruir vidas, da sua boca só saíram palavras de maldição, você nunca a usou para elogiar, abençoar! Antes proferiu mentiras, calúnias, difamação. Mas o pior de tudo é seu coração!
- Meu coração? Deus eu vou morrer?
- Seu coração está podre! Cheio de ódio, rancor e mágoas! Seu diagnóstico não é nada bom! Você é um sepulcro caiado. Por fora é belo, mas por dentro está morto, cheio de podridão e fedor.
- Mas como? Eu gastei fortunas em plásticas e cirurgias...
- Mas nunca usou seu dinheiro para ajudar alguém que necessitasse!
- E as horas que gastei na academia?
- Você sempre teve tempo pra tudo, menos pra mim! Todas as festas e eventos tinham espaço na sua agenda, mas Eu nunca se quer fiquei na lista de espera! Você gastou tanto tempo e dinheiro em coisas fúteis, tentando alcançar uma beleza que agradasse as pessoas e foi se afastando cada vez mais de sua forma original, a minha imagem e semelhança! E você conseguiu, hoje eu já não te reconheço!
Devemos sim buscar ter uma vida saudável e uma auto-estima elevada, porém o que acontece é uma busca desenfreada por um padrão de beleza, por uma aceitação que custa a vida de pessoas, e que se torna a prioridade maior na vida de muitos. Enquanto gastamos tanto tempo tentando nos desfigurar e se tornar mais parecidos com aquele ator de cinema, ou aquela modelo, a única coisa que Deus quer é que busquemos ser mais parecidos com Ele.
Muitas de nós estamos sendo apenas bonecos manipulados por um ventríloquo, esquecendo quem nós somos verdadeiramente e assumindo uma identidade imposta, para ser aceito, pertencer a um grupo, não ser alvo de deboche. E assim nossos valores vão se perdendo.
Como diria o rei Salomão " Vã é a beleza e enganosa a formosura", ou até mesmo "Vaidade de vaidades! É tudo vaidade".

Jéssica Lima

2 comentários:

Ághata disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fabricio disse...

Ótimo texto Jéssica, parabéns!