domingo, 17 de maio de 2009

Dia Internacional contra a Homofobia tem atividades em todos os estados brasileiros












Data é comemorada em 17 de maio, mas governo e sociedade civil realizam atividades a partir de 8 de maio.

O 17 de Maio foi escolhido para este jornada (International Day Against Homophobia, em inglês, conhecido com a sigla IDAHO), porque foi nesta data que a OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou a homossexualidade da lista das doenças mentais.


A partir desta semana, todos os estados brasileiros, representados por 44 cidades, promoverão atividades e manifestações contra a homofobia. As atividades serão em comemoração ao Dia Internacional da Homofobia.


Segundo ativistas, o dia 17 de Maio, além de relembrar que a homossexualidade não é doença, tem uma característica de protesto e de denúncia. No mundo inteiro, há um número crescente de atividades sendo realizadas neste dia.


Em âmbito nacional

O governo federal fará o lançamento do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT, do Conselho Nacional LGBT e lançamento da 2ª Conferência Nacional LGBT. Essa iniciativa é promovida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos.


Nos estados

Todos os estados estão programando atividades para comemorar o dia contra a homofobia. Algumas regiões planejam encontros com líderes políticos para debater uma lei que defina uma data local para a comemoração da luta contra a discriminação pela orientação sexual. Na Bahia, serão divulgando os dados de agressões e mortes causadas pela homofobia no estado.


Outra iniciativa inusitada foi o lançamento, em Rondônia, de um selo de qualidade para empresas, instituições comerciais e pessoas que tem se mostrado apoiadoras e parceiras do movimento LGBT.


PROGRAMAÇÃO:
Há atividades programadas em todos os estados, as do Paraná são:


PARANÁ
16 a 18/05: I Seminário da Rede Paranaense pela Cidadania LGBT.
17/05: Distribuição de panfletos na feira do Largo da Ordem.
18/05: Audiência Pública na Câmara Municipal de Curitiba.
19/05: I Conferência Livre de Segurança Pública


Fonte: http://www.observatoriodegenero.gov.br/ e UOL


Por Charlotte Gonçalves

Um comentário:

Ale disse...

Aff, bem no dia do meu aniversário! ¬¬
kkkkkkkkkkkkkkkkkk