domingo, 14 de junho de 2009

Terra papagall (resenha)

Terra papagalli livro de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta é uma historia fictícia criada em 1997. Ela é contada por um português condenado a ser despachado para o Brasil, quando nossa terra foi supostamente descoberta.
Os autores José Roberto e Marcus Aurelius pimenta são ambos jornalistas e roteiristas criaram juntos mais dois livros: Santos,um time dos céus e Futebol é bom pra cachorro. Torero criou vários outros e recebeu um premio jabuti por Chalaça em 1995.
Na época do descobrimento muitos prisioneiros e criminosos eram condenados a ser tripulantes, como haviam muitas historias sobre as viagens e pouca segurança era difícil achar pessoas comuns que quisessem seguir viagem. Na historia os governantes já tinham em mente deixar os prisioneiros no Brasil, que estava sendo supostamente descoberto.
Apesar das criticas a profundidade da historia (nenhum personagem chega realmente à convencer), a idéia central é excelente. Conta-se a descoberta do Brasil do ponto de vista de um degredado, tratado a pontapés pela tripulação e deixado na costa brasileira pela expedição de Pedro Álvares Cabral junto com outros colegas.
Esta historia é uma critica aos costumes do povo naquela época, misturando ficção e realidade. Muita bem elaborada e embasada o livro merece crédito pois seus criadores souberam associar a criação a quatro mãos.
Por Hellen Pereira
Foto: criticas.com

Nenhum comentário: