quinta-feira, 18 de junho de 2009

LIBERDADE DE EXPRESSÃO AOS JORNALISTAS!

O Supremo Tribunal Federal decidiu, na última quarta-feira, 17 de junho, que o diploma para os jornalistas não é mais obrigatório. Segundo o STF, a decisão foi porque as exigências do Decreto de 1969 ferem a liberdade de imprensa e contrariam o direito à livre manifestação do pensamento.
Isso significa, então, que um formando de jornalismo que adquirir seu diploma, poderá concorrer com quem não cursou. Significa também que a remuneração será igual para qualquer um que escolher exercer esta profissão, tendo diploma ou não. Por exemplo, uma empresa que contratar um formado poderá pagar a ele a quantia que quiser. Isso é um desrespeito a esta profissão que visa construir uma sociedade democrática e que tem responsabilidade social em informar os acontecimentos aos cidadãos.

Por meio deste artigo, expresso a minha indignação contra esta decisão absurda e desrespeitosa para com os jornalistas de todo o país. Um formando em jornalismo estuda as técnicas para uma entrevista, técnicas de fotografia, técnicas dos meios de comunicação, postura e comportamento em frente às câmeras, redação, língua portuguesa, impresso, rádio e além de tudo isso, ainda gasta seu dinheiro com materiais e trabalhos acadêmicos durante 4 anos de curso e, surge um ministro ignorante que não conhece e muito menos respeita a nossa profissão, decidindo a não obrigatoriedade do diploma? Se todos os outros cursos existentes exigem diploma, porque o nosso não? Então quer dizer que ser jornalista não é mais uma profissão? Deve ser, pois agora qualquer um pode noticiar no jornal e dizer que é jornalista! QUEREMOS VALORIZAÇÃO! LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PENSAMENTO É DIREITO FUNDAMENTAL DO HOMEM.


"Mas mesmo na ditadura demos mostras de resistência. Perdemos uma batalha, mas a luta pela qualidade de informação continua." - Valci Zuculoto, diretora da FENAJ.

Por Alessandra Andrade


Nenhum comentário: