segunda-feira, 29 de junho de 2009

BOA NOITE, BOA SORTE

Com um visual em preto e branco, Boa Noite, Boa Sorte conta com um elenco de primeira linha e produção inteligente e inovadora, tendo sido apontado para diversos prêmios por todo o mundo, tais como:
-Oscar, nas categorias de melhor Filme, Direção, melhor Ator (David Strathairn), melhor Roteiro Original, melhor Direção de Arte e Fotografia.
-Globo de Ouro, para melhor Filme – Drama, Direção, melhor Ator – Drama (David Strathairn) e melhor Roteiro.
-BAFTA
-Independent Spirit Awards.

A história do filme é narrada nos Estados Unidos em pleno auge da guerra fria nos anos 50 e conta a trajetória do jornalista Edward R. Murrow (David Strathairn) que é o âncora do telejornal da rede CBS, sediada na cidade de Nova York.
Entre outros assuntos do horário eles comentam sobre política, indo inclusive contra os interesses comerciais da direção da emissora que tem patrocinadores como o Governo Americano, que de maneira direta procura impedir que a imprensa divulgue fatos oriundos da defesa de acusados de comunismo.
O mais interessante desta narração é o fato da direção da emissora não intervir na postura ética da equipe de repórteres, em relação à pauta de trabalho e suas posições analíticas.
Em seus comentários sobre a necessidade de transparência nos julgamentos, Murrow critica a atuação do senador republicano Joseph Mccarthy, do Estado de Winsconsin na sua conduta duvidosa, frente à presidência da Comissão de Atividades Antiamericanas do Senado, no julgamento de acusados de comunismo e simpatizantes; postura esta exposta e colocada em discussão nos veículos de comunicação de todo o país na época dos episódios.
Boa Noite e Boa Sorte é uma excelente indicação, pois consegue trazer à tona a eterna discussão sobre a ética nos meios de comunicação e como os verdadeiros profissionais conseguem manter uma firme conduta moral, diante das interferências das organizações que margeiam os veículos de comunicação, sempre na espreita para utilizá-los de maneira benéfica.
O roteiro é baseado em fatos reais e seu diretor, George Clooney que também atua,optou por usar imagens de arquivo do senador Mccarthy em vez de um ator para interpretá-lo. O elenco conta ainda com Tate Donovan, Jeff Daniels e o sempre polêmico Robert Downey Jr.
Este foi o segundo longa de George Clooney que surpreendeu pela capacidade de fazer passado e presente dialogar e por seguir na contramão das produções de Hollywood. Fica registrado também o nome escolhido para o filme que é a mensagem final do jornalista para finalizar todas as edições do programa televisivo: Boa noite e boa sorte.

Por: Maria Conceiçáo de Carvalho Vicentini

Nenhum comentário: